Como previamente anunciado, o WhatsApp está desenvolvendo uma versão do seu app para macOS com suporte nativo ao Apple Silicon, o qual é baseado quase que por completo no vindouro app para iPad — sendo também compatível com alguns Macs Intel que podem rodar apps construídos com o Mac Catalyst.
Agora, de acordo com informações do WABetaInfo, o mensageiro liberou a um número limitado de pessoas acesso à versão beta inicial do software — a qual possui um novo visual, como visto pelo nosso colaborador Vinícius Porto.
Como é possível conferir acima, o aplicativo do WhatsApp otimizado para Apple Silicon é bem diferente da versão atual, a começar pela barra lateral (na esquerda), a qual permite alternar rapidamente entre diferentes seções — como chamadas, conversas e configurações. Há também dois atalhos para chats arquivados e mensagens favoritadas.
Como também destacado pelo WABetaInfo, o app nativo consome menos recursos de CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. e GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. do que seu análogo para Macs Intel — naturalmente, uma das vantagens mais primordiais dessa otimização.
É importante notar, porém, que na versão beta alguns recursos podem (naturalmente) não funcionar corretamente, como sincronizar o histórico de conversas, visualizar status, realizar chamadas em grupo, compartilhar a localização, entre outros.
Caso você decida participar do programa beta (lembrando que o número de vagas é limitado), basta vincular sua conta do WhatsApp no Mac digitalizando o código QR na tela a partir o seu dispositivo iOS ou Android.
Ainda não há informações de quando a versão final do app otimizado será disponibilizada, mas, com os testes em andamento, é bem provável que isso ocorrerá em breve — quem sabe junto ao lançamento do WhatsApp para iPad, vamos torcer. 🙏🏼
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.
- 2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.