Se tem uma coisa que a gente conhece muito bem, são aquelas pessoas que enviam sucessivos e longos áudios pelo WhatsApp, os quais nem sempre podemos ouvir no momento que recebemos.
Embora não seja tão comum enviar clipes de áudio pelo iMessage, essa opção também está presente no aplicativo da Apple. Mas nela, há uma solução para quem prefere ler — e não ouvir — as mensagens de áudio enviadas pelo software.
Trata-se do Scusi, aplicativo para macOS desenvolvido por Jordi Bruin e Hidde van der Ploeg que consegue tanto transcrever quanto adicionar um controle de velocidade aos áudios trocados no aplicativo Mensagens.
O funcionamento do Scusi é bastante simples e ele roda de forma integrada ao aplicativo da Maçã, bastando a simples instalação. Com a permissão dada para reconhecimento de fala, a integração já estará completa.


Feito isso, é só começar a arrastar qualquer áudio enviado no Mensagens e uma caixa aparecerá para que você o solte nela. Na caixa, a transcrição do texto é automática, mas você pode tocar no botão de play para rodar o áudio e alterar a sua velocidade — que pode ir de 0,5x a 2,0x.

Focando também em privacidade e segurança, o Scusi funciona somente de forma local no Mac, não havendo nenhum rastreamento da atividade do usuário.
Para completar, o recurso de transcrição funciona em português e mais outros 12 idiomas: alemão, chinês (simplificado e tradicional), espanhol, finlandês, francês, holandês, inglês, italiano, norueguês, russo, sueco e ucraniano.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas há uma opção para apoiar os desenvolvedores financeiramente. 😉
via 9to5Mac