O melhor pedaço da Maçã.

Google lança Chrome OS Flex para Macs e PCs

ChromeOS Flex

Após cinco meses de acesso antecipado, o Chrome OS Flex finalmente foi lançado hoje pelo Google e já pode ser instalado gratuitamente por qualquer pessoa com um Mac ou PC antigo e/ou obsoleto. De acordo com a empresa, o sistema operacional já conta com suporte para mais de 400 dispositivos.

Publicidade

Anunciado em fevereiro, o Chrome OS Flex busca dar uma sobrevida para computadores mais antigos que já não recebem mais atualizações de software ou simplesmente não possuem o poder de fogo suficiente para rodar as versões mais recentes do macOS ou do Windows. Segundo o Google, ele terá o mesmo ciclo de atualizações do Chrome OS tradicional — o que manterá os usuários protegidos de possíveis vulnerabilidades.

Tal como seu irmão mais “parrudo”, o Chrome OS Flex é largamente baseado em serviços de nuvem e traz grande integração com o Android, além de outros recursos de inteligência artificial como o Google Assistente. Por demandar menos da máquina, o sistema é capaz de reduzir o consumo de energia de um Mac ou PC em até 19%.

A extensa lista de computadores compatíveis com o sistema operacional também inclui marcas como ASUS, LG e HP. É possível, ainda, instalá-lo em máquinas que ainda não foram testadas pelo Google, contanto que elas tenham, pelo menos, 4GB de RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório., 16GB de armazenamento interno, uma porta USB bootável e um processador x86 Intel ou AMD de 64 bits — ou seja, nada de ARM por enquanto.

Eis alguns dos modelos de Macs compatíveis com o Chrome OS Flex:

O Chrome OS Flex, vale lembrar, é uma evolução do CloudReady — aplicativo que ajudava a tornar Macs e PCs antigos em verdadeiros Chromebooks totalmente funcionais. A Neverware, sua desenvolvedora, foi adquirida pelo Google em 2020.

Publicidade

Empresas ou escolas que desejarem usar o Chrome OS Flex em seus computadores precisam fazer parte do Chrome Enterprise ou do Education Upgrades para ter acesso aos recursos de gerenciamento e suporte. Usuários do CloudReady receberão o upgrade automaticamente.

Publicidade

Caso você esteja interessado em testar a novidade, é só acessar essa página e seguir o passo a passo indicado. A lista completa os computadores compatíveis (por marca) pode ser conferida aqui.

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: “Project Artemis” terá Channing Tatum e ganha novo diretor

Próx. Post

Google Workspace Individual ganha assinatura eletrônica e mais

Posts Relacionados