Lançado em 2019, o Apple TV+ ainda não conseguiu se aproximar dos serviços de streaming líderes nos Estados Unidos — onde a Apple é dominante —, então é de se imaginar que aqui no Brasil a situação da Maçã seja ainda mais preocupante, não é mesmo?
Bem, foi exatamente isso o que confirmou levantamento do JustWatch, guia de busca para filmes e séries em serviços de streaming online.
Os números do segundo trimestre do ano mostram que a Netflix continua líder isolada na preferência dos usuários do serviço, com 31% de participação. Em segundo, vem o Amazon Prime Video com 22%; depois temos o Disney+ (15%) e o HBO Max (12%). Completam o ranking o Globoplay (7%), o Star+ (4%) e o Apple TV+ (3%).
O Apple TV+, aliás, foi o único serviço de streaming entre os citados que diminuiu sua base de assinantes no trimestre, caindo 1 ponto percentual.
Por outro lado, o Disney+ teve destaque como o serviço que mais cresceu (uma subida de 3 pontos percentuais), ao passo que gigantes como Netflix e Prime Video basicamente mantiveram suas porcentagens do começo do ano.
Antes de tomarmos os dados como uma referência sobre o cenário de streaming no Brasil, porém, devemos levar em consideração que o JustWatch não mede com exatidão os serviços mais utilizados, apenas capta o interesse dos usuários do seu serviço — o que faz com que não haja um rigor científico nos dados.
Quanto ao Apple TV+, mesmo com o catálogo limitado em relação aos concorrentes, é importante relembrar que o serviço vem conseguindo boas conquistas nos últimos anos, como o fato de ter sido o primeiro a emplacar o prêmio de Melhor Filme no Oscar.
Mesmo ainda dando prejuízo para a Apple, o TV+ também vem se destacando em avaliações e tem uma taxa de acertos considerada maior do que a de rivais como a Netflix.