Segundo uma nova pesquisa da Canalys, as vendas de smartphones caíram 9% no segundo trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, a Apple subiu de posição e está agora em segundo lugar, com 17% de participação no mercado — contra 14% do mesmo período em 2021.
Não surpreendentemente, a liderança ficou com a Samsung, que obteve 21% de market share — um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre do ano passado. Em terceiro, veio a Xiaomi (14%), seguida pela OPPO (10%) e pela vivo (9%)
O gráfico abaixo mostra as variações da participação no mercado mundial das maiores empresas.
A Apple conseguiu crescer em meio ao mercado de smartphones especialmente devido à alta demanda pelo iPhone 13. Já a Samsung acompanhou a tendência da demanda por smartphones mais baratos, fortalecendo linhas mais acessíveis, devido às questões econômicas enfrentadas mundialmente.
No gráfico seguinte, podemos conferir as variações do mercado em geral.
Segundo a Canalys, a demanda por smartphones de maneira geral vem caindo, o que preocupa fabricantes. Os motivos são variados, centrados na questão econômica, e estão fazendo as empresas reavaliarem suas estratégias, de modo a promoverem mais promoções e pensarem em mudanças no portfólio para melhorarem a situação.
Como lembrou o TechCrunch, essa tendência já vinha sendo observada antes da pandemia, mas foi intensificada a partir da crise sanitária global. Soma-se a isso a altas taxas de inflação, crises na cadeia de produção e de distribuição, bem como na fabricação de semicondutores. O contexto, assim, não é nada favorável ao mercado.
As ações e o valor de mercado da Apple, por exemplo, vêm registrando diversas quedas, o que é consequência desse movimento na economia. São efeitos práticos dessas manchetes que estamos vendo envolvendo crise e temas afins.
Complicado, não?
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-13 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-13-mini]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.