O melhor pedaço da Maçã.

PGR dá parecer favorável à Apple em disputa com Gradiente

Gradiente iPhone

Mais um capítulo importante da batalha judicial entre a Apple e a Gradiente pelo uso do termo “iPhone” no Brasil: o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, emitiu parecer favorável à Maçã ao Supremo Tribunal Federal (STF) — onde o caso corre em última instância.

Publicidade

De acordo com o Tilt (UOL), o PGR entende que a marca “iPhone” se tornou conhecida em todo o planeta pela Apple, a qual promoveu uma mudança significativa no mercado mundial de eletrônicos com o lançamento do seu smartphone.

Dessa forma, o uso da marca “iPhone” não estaria sujeito aos critérios tradicionais de “requisito da anterioridade”, de modo que é necessário analisar também o “contexto superveniente e as alterações fáticas relevantes”.

Em março, foi dado um importante passo para o fim do imbróglio entre as empresas, com a decisão unânime do STF de julgar a disputa pelo uso da marca, visto que ela é de nível constitucional e “dotada de repercussão geral”.

Publicidade

Para quem não está por dentro do caso, a Gradiente entrou com processo contra a Apple por ter solicitado o registro do nome “G Gradiente Iphone” no ano 2000 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sete anos antes do lançamento do primeiro iPhone (da Apple).

Porém, a solicitação da Gradiente só foi aceita em 2008, quando o aparelho da Maçã já havia sido anunciado — ainda sem registro no Brasil. Na época, a Apple contestou a propriedade da marca, dando início uma longa batalha judicial que dura até os dias atuais.

De lá para cá, com a disputa correndo em muitas instâncias e tribunais, a justiça brasileira tem se mostrado mais favorável à Apple. Resta saber se o plenário do STF seguirá essa tendência — e se finalmente será colocada uma pá de cal nessa história.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steven Spielberg usa iPhone para dirigir seu 1º clipe musical

Próx. Post

Oferta: iPhone 13 mini de 512GB com 29% de desconto

Posts Relacionados