O melhor pedaço da Maçã.

Asahi Linux está agora otimizado para os chips M1 Ultra e M2

Asahi Linux e chip M2

O projeto Asahi Linux, que permite rodar o referido sistema no Mac, ganhou uma atualização que trouxe suporte a computadores com os processadores M1 Ultra (Mac Studio) e M2 (MacBook Pro de 13 polegadas e novo MacBook Air). Em março deste ano, foi anunciada a compatibilidade com o M1 Pro/Max e agora ao novíssimo chip da Apple.

Publicidade

Apesar de ser experimental, o sistema funciona com CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento., Wi-Fi, portas USB, teclado (com limitações), touchpad, armazenamento NVMe, status de bateria e controles desses Macs.

Em um post no blog do Asahi Linux, a equipe do projeto admitiu que a maior dificuldade foi construir o software para o M1, de modo que não foi tão complicado portá-lo para o M2. Houve, porém, algumas dificuldades, como o teclado e o Bluetooth, além do desafio do M1 Ultra — que é constituído, grosso modo, por “dois chips em um”.

Eles também realizaram uma live da maratona de 12 horas em que construíram o sistema para o M2. O vídeo — que é um prato cheio para quem gosta de códigos — pode ser conferido abaixo:

YouTube video

O projeto, contudo, ainda tem problemas. Eles lembram do pequeno detalhe de que o teclado do MacBook não está funcionando em Macs com M2, ou seja, deve-se usar um acessório externo caso queira contar com a função das teclas. Além disso, há algumas dificuldades em relação à instalação, bem como o fato de ter apenas sido testado no MacBook Pro de 13″ com M2. As portas USB frontais do Mac Studio com M1 Max também não estão funcionando, tampouco as entradas USB-A do modelo.

Publicidade

Uma outra novidade é o suporte ao Bluetooth. Segundo a equipe do projeto, foi necessário trabalhar com a interface PCIe para que o componente funcionasse. Também temos limitações por aqui: ao usar redes Wi-Fi com frequência de 2,4GHz, o Bluetooth pode não funcionar. A recomendação, então, é usar redes que operem em 5GHz até que uma correção seja lançada em algumas semanas.

Uma adição bastante interessante é um drive experimental para a GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. do M1, algo até então ausente, como demonstrado no tweet abaixo:

Como podemos ver, mesmo sendo algo quase em todas as esferas experimental, o Asahi Linux está caminhando em um ritmo interessante, com adições de recursos bacanas, podendo ser uma solução para quem deseja usar Linux no Mac.

Publicidade

O código-fonte do projeto está disponível no GitHub e a instalação pode ser feita pelo site. O que acharam?

via Liliputing

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Comerciais do Apple Pay o comparam a cartões de crédito

Próx. Post

Apple será multada de novo na Rússia por regras da App Store

Posts Relacionados