O melhor pedaço da Maçã.

Como usar o Transporte Público Expresso durante uma viagem

O recurso ainda não funciona no Brasil, infelizmente
Shutterstock.com
Pagando o metrô com o iPhone

Se você acompanha o MacMagazine com uma certa frequência, já deve ter percebido que noticiamos muitas vezes a expansão do Apple Pay para uso no transporte público — inclusive no Brasil, mais precisamente em São Paulo, Curitiba e no Rio de Janeiro.

Publicidade

Apesar dessa facilidade, usuários de outros países possuem uma versão melhorada desse recurso, o chamado Transporte Público Expresso.

O que é o Transporte Público Expresso?

O recurso intitulado Transporte Público Expresso facilita ainda mais o processo de pagamento do transporte público. Por meio dele, você consegue pagar as passagens apenas aproximando o seu dispositivo do terminal, sem precisar autenticar com o Face ID, o Touch ID ou clicar duas vezes no botão lateral do Apple Watch.

Além disso, esse tipo de pagamento funciona até mesmo quando o iPhone está sem bateria — mais sobre isso abaixo. 😉

Onde o Transporte Público Expresso está disponível?

A má notícia aqui é que, até agora, a Apple não liberou oficialmente esse recurso no Brasil — você até pode pagar o transporte público usando os seus cartões de crédito do Apple Pay, mas como explicamos acima, não é a mesma coisa.

Publicidade

Atualmente, o recurso de Transporte Público Expresso está disponível nas seguintes localidades e nos seguintes cartões:

  • Austrália: NSW (Sydney)
  • China Continental: T-Union (também em Pequim e Xangai)
  • Hong Kong: Octopus
  • Japão: Suica ou PASMO
  • Bielorrússia: Minsk Metro (Minsk)
  • Finlândia: Föli (Turku)
  • Suécia: ônibus municipais de Skånetrafiken (Skåne)
  • Reino Unido: Arriva UK Bus, Brighton & Hove Buses, First Bus Group, Metrobus, Oxford Bus Company e Transport for London (TfL), em Londres.
  • Estados Unidos: Ventra (Chicago), TAP (Los Angeles), MTA (Metropolitan Transportation Authority) em Nova York, Hop Fastpass (Portland), Clipper (área da Baía de São Francisco) e SmarTrip (Washington, D.C.)

Em algumas cidades (como por exemplo San Francisco), ao simplesmente chegar nela, uma notificação do app em questão (no caso do exemplo, do Clipper) aparece para que você instale o app, adicione dinheiro ao cartão de transporte e já saia usando sem muita dificuldade.

Como ativar o Transporte Público Expresso no iPhone

Ao adicionar um cartão de transporte público qualificado dentro do app Carteira (Wallet) — coisa que pode ser feita tocando no botão “+”, no canto superior direito, em “Cartão de Transporte”, e depois selecionando aquele que deseja usar), o Modo Expresso é ativado por padrão.

Publicidade

Se quiser, também é possível configurar outro cartão de transporte público ou de pagamento no Modo Expresso diretamente nos ajustes do recurso.

Para isso, vá em Ajustes » Carteira e Apple Pay » Transporte Público Expresso e selecione o cartão desejado. Para finalizar, autentique usando o Face ID ou Touch ID. Quando for usar no transporte público, basta encostar o iPhone próximo ao terminal.

Como ativar o Transporte Público Expresso no Apple Watch

No caso do Apple Watch, o recurso pode ser ainda mais útil, já que você não precisa nem tirar o celular do bolso. Para ativar o Transporte Público Expresso no relógio, abra o app Watch no iPhone emparelhado » Carteira e Apple Pay » Transporte Público Expresso.

Publicidade

Escolha o cartão que você deseja usar e autentique com a senha para desbloquear seu relógio diretamente nele. Quando for usar, aproxime o relógio do terminal para liberar seu acesso.

Bônus: usando o Transporte Público Expresso com a Reserva de Energia no iPhone

Como todos sabemos, a bateria do iPhone (e dos smartphones em geral) não é infinita. Pensando nisso, a Apple implementou um recurso interessante para quem usa o Transporte Público Expresso.

Mesmo com a bateria do iPhone completamente zerada, você ainda pode usar o recurso. Segundo a Apple, os cartões adicionados ao Transporte Público Expresso estarão disponíveis por até 5 horas após o esgotamento completo da bateria do smartphone.

Para usar um cartão no Transporte Público Expresso, pressione o botão lateral do iPhone. Um aviso aparecerá na parte inferior da tela. Para pagar a passagem do transporte, o esquema é o mesmo: aproxime o iPhone do terminal de pagamento.

Vale lembrar que esse modo só é compatível com iPhones XS, XS Max e XR ou posteriores.


Você costuma usar o Apple Pay no transporte público? Conte pra gente aqui nos comentários! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 13 mini de 512GB com 29% de desconto

Próx. Post

CarPlay: como desativar as notificações de mensageiros

Posts Relacionados