O melhor pedaço da Maçã.

App da Netflix ganha botão para assinatura externa

Botão de assinatura da Netflix na web

A Netflix adicionou um novo botão no aplicativo para iOS e iPadOS que redireciona o usuário para a página netflix.com/join, permitindo que seja realizada a assinatura em uma página fora do app. A novidade vem alguns meses após a Apple permitir que aplicativos do tipo “leitor” linkem para sites externos.

Publicidade

Apps leitores são aqueles cuja única função é exibir conteúdo, como filmes, séries, músicas e livros — a exemplo da Netflix, do Spotify e do Kindle. Em março deste ano, após pressões de órgãos dos governos do Japão e dos Países Baixos, a Apple passou a permitir por meio de uma API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. que os desenvolvedores incluíssem links externos para gerenciamento de contas. E estamos vendo agora essa permissão na prática.

Ao tocar no botão para se inscrever, que já tem informado o site em que isso é feito, o app da Netflix agora exibe um aviso sobre a transação não ser mediada pela Apple, bem como a opção que leva para o site da empresa, onde a assinatura pode ser concretizada. A imagem abaixo mostra o alerta na íntegra:

Ao que parece, o aviso ou é padronizado pela Apple, ou ao menos segue diretrizes da empresa no que tange a esses links externos em apps leitores. É muito clara a intenção da Apple de se isentar de qualquer obrigação sobre os pagamentos, já que, de fato, eles estão sendo feitos fora do sistema (seguro) da empresa.

Publicidade

Até 2018, o app da Netflix trazia uma opção para assinar o serviço dentro do próprio aplicativo. Todavia, para evitar o pagamento da polêmica comissão de 30% à Apple, deixou de ser possível fazê-lo, contando-se apenas com a possibilidade de realizar a assinatura no site. Na época, a própria Maçã tentou convencer a Netflix de manter a opção, já que não queria perder a sua fatia do valor arrecadado.

A gigante de Cupertino, entre outras empresas do ramo de tecnologia, está sendo pressionada por órgãos regulatórios de diversos locais, como a União Europeia, a rever as políticas de sua loja de aplicativos — as quais podem estar configurando práticas anticompetitivas. Essas mudanças são consequências de investigações e pedidos dessas instituições.

Até mesmo nos Estados Unidos, no processo contra a Epic Games, a juíza do caso deu ganho de causa à Apple em todos os pontos, menos no ponto que a Netflix está explorando: o de permitir links para realizar pagamentos fora do sistema da Apple. Provavelmente, devemos começar a ver links de redirecionamento em outros apps.


Ícone do app Netflix
Netflix de Netflix, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 16.27.0 (192.9 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple já facilitou habitação para milhares de famílias nos EUA

Próx. Post

Google Meet ganha transmissões ao vivo via YouTube

Posts Relacionados