O melhor pedaço da Maçã.

Samsung zomba Apple pelo atraso em telas de 120Hz no iPhone

ProMotion no iPhone 13 Pro

Uma das novidades mais esperadas para os iPhones 13 Pro e 13 Pro Max se tornou realidade quando a Apple finalmente oficializou a chegada da tecnologia ProMotion aos seus novos smartphones topo-de-linha.

Publicidade

Para quem não está familiarizado, o ProMotion (já presente há anos nos iPads Pro) permite uma taxa de atualização variável na tela do aparelho — que, no caso dos iPhones 13 Pro e 13 Pro Max, vai de 10Hz a 120Hz — e transmite uma fluidez muito mais acentuada do que uma tela tradicional com 60Hz.

A Samsung, como de costume, não perdeu tempo e já alfinetou a Apple dizendo que as suas telas já chegam a 120Hz “há algum tempo”…

Para contextualizar, o primeiro smartphone da fabricante sul-coreana a contar com uma taxa de atualização de 120Hz foi o Galaxy S20 — lançado em março de 2020. Mas, diferentemente do ProMotion, a sua tela só alternava entre 60Hz e 120Hz, não permitindo ajustes intermediários dinâmicos.

Já o ProMotion é uma tecnologia muito mais avançada e permite chegar tanto a taxas de atualização altas quanto baixas. Ou seja, quando a tela está exibindo algo que não necessita de movimento (por exemplo, uma imagem ou texto) a taxa de atualização dos iPhones 13 Pro e 13 Pro Max cai para apenas 10Hz, mas quando uma animação é reproduzida na tela, ela salta novamente para 120Hz ou algo intermediário. Quando você está assistindo a um vídeo convencional, ela é fixada em 30Hz — de acordo com a taxa de quadros do vídeo em si.

Essa tecnologia não só garante menor gasto energético, como também tenta combinar a taxa de atualização à velocidade do dedo do usuário — permitindo animações com a velocidade ideal para o conteúdo sendo exibido na tela.

Publicidade

A Samsung só trouxe, de fato, uma taxa de atualização variável com o lançamento do Galaxy Note20 Ultra 5G. E, mais recentemente, ela tem permitido que seus usuários ativem a opção de 120Hz, em troca de uma resolução mais baixa.

Publicidade

De qualquer forma, a Samsung não está errada e, de fato, seus smartphones (bem como de várias outras fabricantes do mundo Android) já possuem taxas de atualização de 120Hz há um bom tempo. Nos resta somente comemorar que a Apple finalmente a trouxe para os iPhones.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 13 Pro [Max] vs. iPhone 12 Pro [Max]: as diferenças e semelhanças

Próx. Post

Quanto eu economizo comprando um iPhone 13 nos EUA?

Posts Relacionados