O melhor pedaço da Maçã.

iPhones poderão se comunicar com satélites Starlink

Thomas Dutour / Shutterstock.com
iPhone conectando-se a uma rede Starlink

Não é de hoje que rumores indicam que iPhones serão capazes de realizar comunicação via satélite futuramente. A Apple já estaria realizando testes com a tecnologia e ela seria utilizada especificamente para fins emergenciais, ao menos de início.

Publicidade

Porém, caso planos da SpaceX se concretizem, os satélites Starlink poderão ser usados tanto por donos de iPhones quanto por donos de smartphones Android.

É que a empresa submeteu um registro à Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission, ou FCC), nos Estados Unidos, revelando a intenção de negociar uma frequência para ser utilizada por dispositivos móveis — arquivo que foi descoberto recentemente pelo site PCMag.

Atualmente, vale recordar, os satélites Starlink não podem ser utilizados para essa finalidade, mas a SpaceX pretende usar a frequência 2GHz, com o auxílio de um pequeno dispositivo móvel e de novos módulos anexados aos satélites, para que o sinal deles seja menos afetado pela obstrução de objetos.

Publicidade

Outro ponto que cabe ressaltar é que a SpaceX prometeu que seu serviço para dispositivos móveis poderá fornecer conectividade com latência abaixo dos 50 milissegundos, o que seria quase imperceptível pelos consumidores — especialmente se referindo aos americanos.

Ainda, é possível que a Apple e a SpaceX trabalhem juntas para levar à frente o projeto de possibilitar que os iPhones se comuniquem com satélites. Como é improvável que a Maçã desenvolva sua própria estrutura, a empresa poderá aproveitar a já existente na empresa de Elon Musk.

Todavia, vale ressaltar que outras empresas também poderão entrar em concorrência com a SpaceX para esse posto — como a OneWeb e a Amazon.

via Pplware

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filmes da semana: compre “Miss Revolução”, com Gugu Mbatha-Raw, e vários outros títulos por R$9,90!

Próx. Post

FilePiP permite exibir arquivos em modo PiP no iPhone

Posts Relacionados