O melhor pedaço da Maçã.

Linux 5.19 é lançado diretamente de um MacBook Air (M2)

Asahi Linux e chip M2

Entre os projetos que se dedicam a permitir que distribuições Linux rodem em computadores com a arquitetura ARM — como os chips da Apple —, o maior destaque vai para o Asahi Linux.

Publicidade

Atualmente em fase alfa, ele permite instalar o Linux de maneira nativa nos computadores da Maçã, não apenas o rodando em uma máquina virtual. Embora alguns recursos ainda não estejam disponíveis, o sistema já é bem “utilizável”.

Tanto que um Mac com arquitetura ARM foi utilizado para lançar o Linux 5.19, trabalho que foi feito pelo grande nome por trás do Linux (Linus Torvalds) rodando o Asahi Linux em um MacBook Air (com chip M2).

Isso só foi possível, vale destacar, por causa da atualização recente do projeto, a qual passou a suportar os processadores M1 Ultra e M2.

Publicidade

Como se trata de uma plataforma de código aberto, o Linux 5.19 pegou carona e também adicionou suporte aos chips proprietários da Maçã. Torvalds, inclusive, agradeceu à equipe do Asahi por possibilitar a novidade:

É algo que eu estava esperando por muito tempo e finalmente é a realidade. Obrigado à equipe Asahi. Temos hardware arm64 executando o Linux há muito tempo, mas nada disso tem sido realmente utilizável como plataforma de desenvolvimento até agora.

Isso significa que Torvalds não apenas lançou, como também chegou a desenvolver a nova versão do sistema operacional usando o computador. Ele, no entanto, deixou claro que não chegou a fazer nenhum “trabalho de verdade”, apenas compilações de teste/inicializações.

Usando um computador Mac para desenvolvimento de Linux pela terceira vez, ele está se certificando se poderá levar o MacBook na próxima viagem para trabalhar no sistema operacional.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Note Yourself, WALT, Sequence Diagram e mais!

Próx. Post

Quantos monitores externos posso conectar ao meu Mac?

Posts Relacionados