O melhor pedaço da Maçã.

Devo desligar o Apple Watch enquanto não estiver usando-o?

Apple Watch Series 7 recarregando

É até difícil de acreditar, mas o Apple Watch possibilitou que usuários pudessem carregar um verdadeiro computador em seus pulsos. Isso só foi possível, é claro, graças à miniaturização dos componentes e do avanço da tecnologia em si.

Publicidade

Uma dúvida, porém, sempre paira a cabeça dos consumidores de eletrônicos em geral, incluindo o Apple Watch: afinal de contas, devo ou não desligar o smartwatch enquanto não estiver usando-o?

O principal argumento de quem defende essa tese é de que você economizará uma importante carga na bateria, algo que é ainda mais importante para um dispositivo tão diminuto como o Apple Watch.

Porém, se formos pensar, a própria Apple já disponibiliza três formas de economizar a bateria do seu smartwatch:

Publicidade
  • Desativando a Tela Sempre Ativa (disponível no Series 5 ou posteriores, exceto o SE).
  • Desativando o gesto de acender a tela ao levantar o braço (indo até Ajustes » Tela e Brilho e desativando “Despertar ao Levantar o Braço”).
  • Ativando o recurso Reserva de Energia.

Além delas, você também pode seguir outras dicas voltadas a isso:

YouTube video

Além disso, na prática, você deverá notar que a bateria não descarregará tão rápido enquanto o Apple Watch não estiver sendo usado e fora do carregador. De qualquer forma, você pode monitorar isso na prática, através do gráfico de consumo da bateria. Para visualizá-lo, abra os Ajustes e vá até “Bateria”.

Em contato com o suporte da Apple no Twitter, o MacMagazine recebeu a seguinte resposta sobre o assunto:

Publicidade

Não conseguimos pensar em um motivo específico pelo qual você precisaria desativá-lo, mas depende completamente de você. Se você quiser conhecer algumas maneiras de aproveitar ao máximo a bateria do seu Apple Watch, consulte esse artigo.

Olhando para o outro lado da moeda, é recomendável que de tempos em tempos (uma vez a cada 15 dias, por exemplo), você reinicie o seu relógio (ou qualquer outro dispositivo eletrônico) a fim de exterminar bugs que possam estar ocorrendo — além de “limpar” a memória. Com isso, ele estará sempre rodando da melhor forma possível, sem travamentos.

A nossa dica é: se você quer se certificar de que estará com bateria ao usar o seu Apple Watch (como de um dia para o outro), deixe-o no carregador, sem se preocupar com um possível dano à bateria causado por um sobrecarregamento, por exemplo.

Isso se deve ao avançado sistema de gerenciamento de energia da Apple. Portanto, esses problemas de sobrecarga não devem ocorrer. Antes disso, certifique-se de que a opção de Carregamento Otimizado esteja ativada — o que já ocorre por padrão, diga-se de passagem.

Publicidade

Isso vai impedir que haja um desgaste na bateria e fará com que o sistema aprenda a sua rotina diária de carregamento. Para fazer isso, abra os Ajustes, vá até Bateria » Saúde da Bateria e ative “Carregamento Otimizado”.

Lembre-se de que não é possível desligar o Apple Watch enquanto ele estiver conectado ao carregador. Porém, se você tem certeza de que não usará o Apple Watch por vários dias e vai mantê-lo na gaveta, aí sim talvez seja uma boa ideia mantê-lo desligado. Quando fizer isso, certifique-se de deixá-lo com cerca de 50% de carga da sua bateria — não é bom que ela esteja nem muito cheia, nem muito vazia.

Para fazer isso, mantenha pressionado o botão lateral (aquele localizado abaixo da Digital Crown) e deslize a barra deslizante “Desligar”. Aguarde alguns segundos e pressione novamente esse botão até que o logotipo da Maçã apareça.

E você, costuma desligar o seu Apple Watch quando não está em uso? ⌚️

Apple Watch Series 7
Comprar Apple Watch SE de Apple Preço à vista: a partir de R$3.059,10
Preço parcelado: a partir de R$3.399,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar ou prateado
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Conectividade: GPS ou GPS + Celular

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que fazer se o SIM card (chip) não estiver funcionando

Próx. Post

Nomad Pass: o programa de fidelidade para você economizar ainda mais!

Posts Relacionados