O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple quer acelerar diversificação de fornecedores, diz Kuo

Mulheres em fábrica de iPhones
MacRumors

Hoje mais cedo, o conhecido analista Ming-Chi Kuo, da TF International Securities, disse em uma thread no Twitter que a Apple estaria planejando diversificar seu leque de fornecedoras para se proteger de possíveis instabilidades geopolíticas. Para ele, a empresa tem enfrentado desafios sem precedentes em uma cadeia de produção cada vez mais complexa.

Publicidade

Mais especificamente, a Apple estaria preocupada que essas instabilidades afetem tanto suas vendas na China (seu maior mercado fora dos Estados Unidos), como também a eficiência da sua cadeia fornecimento — já bastante afetada por crises recentes como a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a guerra da Ucrânia e a escassez mundial de semicondutores.

A gestão da cadeia de suprimentos da Apple se concentrou principalmente em qualidade e custo no passado. Mas agora, os riscos geopolíticos crescentes estão criando novos desafios de desglobalização e aumentando a complexidade do gerenciamento da cadeia de suprimentos.
.
Desafio 1: impacto dos riscos geopolíticos nas vendas na China (o mercado externo mais importante da Apple).
Solução: faça negócios com mais fornecedores chineses.
Desafio 2: impacto do risco geopolítico na eficiência do fornecimento.
Solução: construir mais locais de produção fora da China.

Ainda segundo Kuo, para evitar possíveis impactos em um de seus maiores mercados, a Apple estaria planejando negociar com um número ainda maior de fornecedores chineses. Ao mesmo tempo, para diminuir sua dependência no país asiático, a Maçã também pretende construir novas fábricas em outros países — embora não especifique quais.

Em outro tweet, o analista afirmou que a Apple já teria começado a implementar essas soluções, e que ela pretende acelerá-las ainda mais em um futuro próximo.

Foxconn na Índia

Coincidentemente ou não, no mesmo dia em que Kuo “confirmou” as intenções da Apple em diversificar sua cadeia de fornecimento, a Foxconn — uma das principais fornecedoras da Maçã — demonstrou interesse em expandir sua presença na Índia com mais uma instalação para a fabricação de iPhones.

Publicidade

De acordo com o The Economic Times, a montadora estaria planejando assumir o comando de mais uma instalação na região de Tamil Nadu, bastante próxima de outra fábrica da empresa localizada na cidade de Chennai — já responsável pela produção de iPhones.

Ainda segundo o veículo, a Foxconn já teria começado a contratar trabalhadores para sua nova fábrica, a qual deverá começar a produzir aparelhos nos próximos meses. Atualmente, existem mais de 8 mil pessoas trabalhando em fábricas da empresa na Índia.

Publicidade

Além disso, essa expansão também faz parte de um acordo da empresa com o governo da Índia para fortalecer o mercado local — o que inclui uma série de subsídios. Os benefícios concedidos, vale notar, pagam uma parte significativa dos custos de fabricação dos telefones fabricados e vendidos no país.

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Homem viaja 96 horas para reaver mala rastreada pelo AirTag

Próximo Artigo
Logo do Final Fantasy

Promoções na App Store: FINAL FANTASY, The Art of Piano, Image Cleaner e mais!

Posts Relacionados