O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Cidade de São Paulo
Breno Teixeira

São Paulo recebe hoje o 5G “puro”; cobertura inicial é de 25%

Cerca de um mês após chegar a Brasília — e pouco depois de já ser implementada em capitais como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB) —, o 5G está sendo disponibilizado a partir de hoje na maior cidade do Brasil, São Paulo. Digo, o 5G SA (Standalone), também conhecido como “puro”, já que o 5G DSS já estava funcionando há algum tempo.

Publicidade

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são 462 antenas já aptas ao funcionamento. O número, porém, deverá crescer nas próximas semanas. Entre autorizações e em fase de implementação, o total de antenas subirá para 1.378, quase o triplo do mínimo exigido.

O 5G em São Paulo vai começar com 25% da área urbana coberta, com destaque para a parte central da cidade. As operadoras Claro, Vivo e TIM já confirmaram os locais que já têm suporte a partir de hoje. No caso da primeira, a rede está disponível em 52 bairros1; a segunda confirmou disponibilidade em 54 bairros2 e, a terceira, em 96 bairros3.

A chegada do 5G a São Paulo tem uma grande importância, pois é a maior economia do país, o que tende a estimular o uso de novas aplicações.

Moisés Queiroz, conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi

A tecnologia só não foi implementada em São Paulo anteriormente devido ao fato de que isso precisava do aval da Anatel, a qual avalia a instalação de filtros na faixa de 3,5GHz (a “avenida do céu” por onde passa o sinal do 5G) o que só foi feito recentemente.

Publicidade

É esperado que o 5G esteja disponível em todas as capitais até o fim deste semestre. Da mesma forma, após reunião com executivos da Apple ontem, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que os iPhones no Brasil receberão um update com suporte ao 5G “puro”, até o fim de setembro.

Paulistanos, o que têm achado das novas velocidades?

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max iPhones 13 e 13 mini

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Render do iPad de 10ª geração

Renders mostram possível novo design do iPad de 10ª geração [atualizado]

Próximo Artigo
iPlaceCare

iPlace lança seguro para iPhone contra danos e roubo

Posts Relacionados