Seguindo uma tendência que já podemos considerar mundial, o governo da Índia está explorando a opção de adotar um tipo de conexão universal para os dispositivos móveis, incluindo smartphones e tablets, vendidos no país. As informações são do MySmartPrice.
O governo da Índia convocou uma reunião — que ocorrerá no dia 17 de agosto — com fabricantes de smartphones e organizações específicas do setor para discutir a possibilidade de acabar com o uso de vários carregadores a fim de “reduzir a carga sobre os consumidores”, além de “evitar o lixo eletrônico”.
Vale notar que esta é a mesma premissa usada pela União Europeia em seu projeto de lei que obrigará fabricantes de dispositivos móveis a padronizarem o USB-C — algo que também vem sendo debatido nos Estados Unidos e no Brasil.
Segundo um funcionário do Ministério de Assuntos do Consumidor (o “Procon indiano”), se a Índia não pressionar por essa mudança, produtos com os mais diversos tipos de entradas “serão despejados no país”. Ele também afirmou que o país deverá optar pelo USB-C, amplamente usados nos dispositivos Android comercializados por lá.
Se as empresas podem fazer isso na Europa e nos EUA, por que não podem fazê-lo na Índia? Dispositivos eletrônicos portáteis como smartphones e tablets devem ter um carregador comum.
Como já comentamos aqui, esses debates e projetos de leis afetam especialmente a Apple e seus iPhones, uma vez que todos os modelos comercializados atualmente usam conexão Lightning. Muito provavelmente em face dessa tendência de padronização da entrada de dispositivos móveis (cuja preferência é pelo USB-C), a gigante de Cupertino deverá realizar essa substituição nos modelos do ano que vem — bem como em outros produtos, segundo rumores.
No segmento dos tablets, a maioria dos modelos já utilizam entrada USB-C — apenas o modelo básico ainda conta com uma entrada Lightning, mas isso também deverá mudar com a próxima geração.
Veremos quais serão os próximos capítulos dessa história…
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via TudoCelular.com