O melhor pedaço da Maçã.
Finn stock / Shutterstock.com
Índia

Apple e IBM lideram combate à discriminação por castas indianas

A Índia tinha, até mais de 70 anos atrás, um sistema de castas codificado em lei, que tem origem na tradição e religião do país. Apesar de ter sido legalmente abolida, a lógica segue em vigor na sociedade indiana, o que é um problema bastante complicado por lá. Com o afluxo de engenheiros e outros profissionais indianos para trabalhar em empresas americanas, essa questão também vem junto.

Publicidade

E a problemática já começou a reforçar que ainda é algo do presente — e até mesmo fora da Índia. Em 2020, o órgão regulador trabalhista da Califórnia (Estados Unidos) processou a Cisco. O objeto do caso foi um trabalhador de origem indiana — e de uma casta mais baixa — que acusou dois chefes de castas mais altas de impedir sua promoção.

Com isso, começou uma pressão por parte de ativistas e grupos que atuam na área por medidas antidiscriminação que incluam explicitamente as castas. A Apple e a IBM tomaram a dianteira nesse âmbito, já que fizeram a inclusão em suas respectivas políticas internas globais de regras de trabalho, e não apenas na Índia.

A Apple confirmou que “atualizou a linguagem alguns anos atrás para reforçar que proibimos a discriminação ou assédio baseado em castas”. Além disso, a Maçã afirmou que “nossas equipes avaliam nossas políticas, treinamento, processos e recursos continuamente para garantir que são abrangentes. Temos um time global e diverso e temos orgulho de nossas políticas e ações refletirem isso”.

Publicidade

Outras empresas, como Amazon, Dell e Meta, não condenam explicitamente a discriminação por castas. O Google, por exemplo, afirmou que as suas regras já contemplam esse tipo de preconceito, enquanto a maioria reforçou que tem tolerância contra a referida prática. Um grupo de 1.600 empregados da gigante das buscas, porém, cobrou da empresa um tratamento mais explícito da problemática.

Conforme lembrou a Reuters, essa questão não deve ter um fim apenas com a modificação das políticas internas das companhias. Embora isso seja importante, a base para muitas empresas, bem como para diversas esferas da vida — como o caso contra a Cisco, por exemplo —, é a lei.

Nesse sentido, a cobrança principal é no sentido de que a legislação americana seja atualizada para também incluir explicitamente medidas antidiscriminação que visem as castas. “A maioria das empresas simplesmente cita estatutos estaduais e federais que listam as categorias protegidas”, disseram advogados trabalhistas ouvidos pela agência de notícias.

Publicidade

Além disso, como é de se esperar, quando um direito passa a ser resguardado por uma norma, o número de reclamações em torno dele costuma aumentar bastante. É algo que as companhias devem levar em conta nessa questão, desse modo. A Apple negou-se a comentar um possível aumento no número de queixas sobre discriminação por castas após a modificação em suas regras internas.

via Slashdot

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Carregador de 5W da Apple está indisponível em vários países

Próx. Post

Uber Rewards será encerrado em 1º de novembro

Posts Relacionados