O TikTok adicionou recentemente um novo efeito em sua plataforma que usa inteligência artificial para gerar imagens a partir de uma frase fornecida pelo usuário. Muito parecido com o famoso DALL-E (IA de código aberto que viralizou nos últimos tempos), o recurso é uma das primeiras aplicações desse tipo de tecnologia para usuários comuns.
Chamado de AI greenscreen, o efeito permite que o usuário utilize a imagem gerada de fundo para seus vídeos. Como notado pelo The Verge, os resultados ainda são um tanto abstratos e passam longe do fotorrealismo de outras IA, mas já pode ser uma ferramenta poderosa para criadores de conteúdo.
Além do seu estilo mais simples, a IA usada pela rede social chinesa também possui uma lista mais extensa de limitações — o que é compreensível, já que qualquer coisa além disso exigiria um poder de processamento bem maior. Além disso, o efeito também limita a geração de imagens que tragam conteúdo gráfico, nudez ou outros temas sensíveis.



Mesmo que o usuário inclua termos sugestivos na hora de gerar uma imagem, os resultados nunca chegam a mostrar algo explicito. Essa estratégia, é claro, busca evitar o banimento de contas na plataforma e livrar o TikTok de possíveis processos.
O efeito, como dito, já pode ser usado por todos os mais de 1 bilhão de usuários mensais do TikTok. Para encontrá-lo, basta tocar no botão de criação de um novo post, ir em “Efeitos” e pesquisar pelo seu nome. É possível criar várias imagens uma atrás da outra, embora engasgos sejam comuns.
Interessante, não?