A Apple segue se esforçando para reduzir cada vez mais a sua dependência das linhas de produção chinesas — e, como já informamos, a Índia e o Vietnã estão sob a mira dos planos de expansão da gigante de Cupertino.
Além de iPads e AirPods, tanto o Apple Watch quanto modelos de MacBooks também poderão ser fabricados no Vietnã — uma vez que a Luxshare, uma das fornecedoras da Maçã, está realizando testes para transferir a produção desses dispositivos (e de outros) para o país, de acordo com uma reportagem do Nikkei.
AirPods, Apple Watch, HomePod e muito mais… a Apple tem grandes planos no Vietnã, além da fabricação do iPhone. Os componentes para MacBooks tornaram-se mais modularizados do que no passado, o que torna mais fácil produzir os laptops fora da China.
A questão sobre a natureza modular do MacBook Pro tem a ver com a forma como sua montagem ainda requer uma grande cadeia de fornecedores — e isso ainda não existe no Vietnã. Por outro lado, apesar da menor cadeia de fornecedores necessária para o Apple Watch, diz-se que o dispositivo exige fabricação extremamente precisa.
Ainda de acordo com a reportagem, não é só a Apple que está tentando diversificar sua cadeia de fornecedores geograficamente — vários outras grandes empresas de tecnologia também têm planejado reduzir sua dependência da China como principal território de produção.
O papel da China como a fábrica mais importante do mundo tem sido desafiado desde a guerra comercial e depois suas políticas de energia e “COVID zero”. Isso realmente torna o Vietnã, que fica perto da China, um destino ideal para muitos fabricantes de eletrônicos, à medida que o país aumenta gradualmente seu ecossistema de cadeia de suprimentos.
A Índia, vale notar, produzirá pela primeira vez a próxima linha de iPhones a tempo do lançamento, possivelmente no próximo mês, juntamente à China. As coisas estão mudando.
Atualização 19/08/2022 às 08:20
O analista Ming-Chi Kuo comentou, no Twitter, que a gigante de Cupertino já produz e comercializa Apple Watches produzidos no Vietnã.
Mais precisamente, ele afirma que a Luxshare, a mesma fornecedora da Maçã citada na matéria original acima, tem linhas de produção do Apple Watch Series 7 tanto na China quanto no Vietnã, sendo a empresa que mais possui linhas de produção fora da China entre as parceiras chinesas da Maçã.
O analista também prevê que a comercialização de Apple Watches produzidos no Vietnã aumentará significativamente, para cerca de 60-70%, com a próxima geração (a qual poderá ser apresentada no mês que vem).
Preço parcelado: a partir de R$12.499,00 em até 12x
Cor: meia-noite, estelar, cinza-espacial ou prateado
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos) ou M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos)
Memória: 16GB ou 24GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Adaptador de energia: 30W, 35W (duas portas) ou 70W
Preço parcelado: a partir de R$19.999,00 em até 12x
Cor: preto-espacial ou prateado
Chip: M4 (CPU de 10 núcleos; GPU de 10 núcleos), M4 Pro (CPU de 12 ou 14 núcleos; GPU de 16 ou 20 núcleos) ou M4 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 32 ou 40 núcleos)
Memória: 16GB, 24GB, 36GB, 48GB, 64GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.