Como previsto, o 5G Standalone (SA, também chamado de “puro”) começou a funcionar, hoje (22/8), na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Palmas (TO). Com isso, já são 12 capitais com antenas para a quinta geração da tecnologia de rede móvel em operação no país.
Inicialmente prevista para ser acionada no dia 29 de agosto, a autorização para que as operadoras iniciem o funcionamento do 5G nessas cidades foi antecipado pelo Gaispi, grupo ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que supervisiona a liberação da faixa de 3,5GHz.
Segundo a Anatel, já foram protocolados 723 pedidos de licenciamento de antenas 5G na cidade do Rio de Janeiro, 287% a mais do que número mínimo exigido no edital do leilão para ativação do serviço — que era de 252 para as três operadoras que disponibilizam a tecnologia na capital (Claro, TIM e Vivo).
Em Florianópolis, são 44 pedidos de licenciamento, onde o mínimo exigido era de 18; em Vitória, 38 pedidos (acima do mínimo de 15 antenas), enquanto Palmas teve 21 pedidos, superando as 12 antenas necessárias.
Vale lembrar que, há algumas semanas, o Conselho Diretor da Anatel aprovou o adiamento da ativação do 5G “puro” em 15 capitais brasileiras1Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Maceió (AL), Teresina (PI), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Belém (PA). para 27 de novembro devido a dificuldades logísticas. Essa data, porém, poderá ser antecipada caso os problemas sejam resolvidos.
via G1
Notas de rodapé
- 1Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Maceió (AL), Teresina (PI), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Belém (PA).