A engenheira Jane Manchun Wong divulgou no Twitter mais algumas novidades que logo todos os usuários poderão usufruir na rede do pássaro azul. Dentre as mais recentes estão: um filtro de respostas, um contador de visualizações em cada post e um selo de número de telefones verificados.
A empresa vem testando e implementando diversos recursos que visam tornar a experiência do usuário mais aprazível em relação aos posts de outros na plataforma. Isto é, eles já estão testando o Safety Mode, que detecta palavras nocivas e bloqueia certas pessoas para livrar o usuário de possíveis ofensas.
Agora, com o Reply filter (Filtro de respostas), eles irão filtrar todas as respostas aos seus tweets que puderem ser nocivas ou ofensivas, deixando-as num local separado. Como a detecção das mensagens indesejadas é automática, a empresa afirma que estão sempre aprimorando, mas nem sempre irão acertar.
Esse filtro apenas evitará que você veja as respostas — sendo uma maneira de ignorá-las —, porém elas continuarão lá para que os outros usuários vejam.
Outro recurso que está sendo testado é o contador de visualizações em cada post. No tweet abaixo, é possível ver um ícone de olho ao lado do contador de curtidas. Por enquanto, não sabemos se o contador ficará disponível para todos ou somente para o autor da postagem.
Não há certeza se ele ficará visível apenas para o autor ou para todos
Por fim, o Twitter está testando um selo de número de telefone verificado. E para quê? Bem, usuários que possuem o selo azul já têm seus números de telefone verificados. Entretanto, isso será apenas para alguns.
A ideia agora é garantir que todos possam verificar suas contas por um número de telefone. Assim, talvez aumente a confiança de que os usuários são pessoas reais, não robôs, por exemplo.
Por outro lado, como lembrou o The Verge, há um risco de a empresa armazenar tantos números de telefone. Isso porque, em 5 de agosto, o próprio Twitter confirmou que um invasor descobriu 5,4 milhões de nomes de contas associados a números de telefone e endereços de email cadastrados na plataforma.
Polêmicas à parte, todos esses recursos estão, por enquanto, sendo testados no programa de versões beta da plataforma e ainda não há previsão de quando serão liberados para todos os usuários.