Logo após a WWDC22 e o anúncio dos novos sistemas, incluindo o macOS Ventura 13, veio o balde água fria: a lista dos Macs que não serão compatíveis com a nova versão. Apesar disso, como de costume, alguns desenvolvedores embarcam em processos de adaptação extraoficiais para fornecer uma sobrevida a alguns modelos.
E é isso que está acontecendo com a mais nova versão do sistema para Macs. Apesar de ter expressado pessimismo com a quantidade de desafios, o desenvolvedor ucraniano Mykola Grymalyuk publicou um tweet afirmando ter conseguido rodar o macOS Ventura em máquinas incompatíveis oficialmente — como o Mac Pro (2008), o Mac mini (2012 e 2014) e o iMac (5K, 2014).
Em geral, o trabalho de adaptar uma versão do macOS para uma máquina que não tem compatibilidade oficial é semelhante ao famoso Hackintosh (processo que permite rodar o sistema de Macs em PCs). A ferramenta principal utilizada para isso é o OpenCore Legacy Patcher, ou OCLP.
A mecânica, a grosso modo, consiste em usar de base o sistema disponibilizado para Macs com um hardware parecido com aquele que não têm compatibilidade oficial. Com o macOS Ventura, a Apple cortou muitos Macs que ainda usam processadores Intel — nenhum de gerações anteriores à sétima tem compatibilidade.
Assim vários drivers, como aqueles relacionados a trackpads sem Force Touch, portas Ethernet e GPUs1Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico. da NVIDIA não existem mais nativamente.
Para piorar, a nova versão do sistema também exige a instrução AVX2 para GPUs (apenas introduzida na quarta geração de processadores Intel), bem como uma nova geração do motor de processamento gráfico. Tudo isso apenas dificulta o processo — e certamente a remoção desses componentes por parte da Apple não foi acidental ou ocasional.
Mesmo assim, os desenvolvedores liderados por Grymalyuk estão obtendo progresso na tentativa de expandir a compatibilidade do macOS Ventura. Apesar de não estarem disponíveis no sistema em si, vários dos drivers necessários ainda estão no emulador Rosetta 2, o que é de grande ajuda para eles.
Ainda há, porém, um caminho pela frente até que seja disponibilizada uma solução para que usuários com Macs sem compatibilidade oficial consigam instalar o macOS Ventura em seus computadores. Um post no GitHub detalha todos os desafios cuja superação é necessária para que o objetivo seja alcançado.
Não há data prevista para a conclusão dos trabalhos, mas é muito bom ver que eles continuam em vigor e, mais do que isso, que já estão alcançando progressos sensíveis.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico.