A Lightricks adicionou recentemente a alguns dos seus principais aplicativos um novo recurso que usa inteligência artificial para gerar imagens a partir de texto. Presente nos populares Photoleap e Motionleap, a novidade chega para ser uma poderosa ferramenta de criação de conteúdo.
Como notado pelo TechCrunch, ao contrário de outros serviços que disponibilizam IAs parecidas, a versão adicionada pela desenvolvedora israelense permite que as imagens sejam editadas posteriormente e usadas em outros projetos. Cada uma delas, vale notar, torna-se propriedade do usuário assim que é gerada.
O recurso pode ser acessado tanto no Photoleap quanto no Motionleap a partir da barra de ferramentas localizada na porção superior da tela, e também traz opções de efeitos 3D, de animação e mais. Usuários Pro, por sua vez, podem baixar um total de até 100 imagens em alta qualidade por mês.
Para evitar problemas, a ferramenta usa a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Cloud Vision, do Google, para impedir que imagens que contenham nudez, conteúdo gráfico ou outros temas sensíveis sejam geradas. Desta forma, mesmo que o usuário peça para a IA gerar alguma imagem com conteúdo impróprio, o resultado nunca é algo explícito.

Outra empresa a seguir essa tendência foi o TikTok, que recentemente adicionou um efeito bastante parecido (embora menos complexo) ao seu aplicativo. A Apple, por sua, vez, tem trabalhado em outra IA capaz de gerar vídeos 3D a partir de imagens fixas e comandos de texto.
O Photoleap e o Motionleap são gratuitos e podem baixados pela App Store. Combinados, os aplicativos já somam mais de 170 milhões de downloads.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.