Subsidiária da Apple, a Claris está rebatizando a sua plataforma dedicada ao desenvolvimento de softwares personalizados para empresas e usuários: o FileMaker.
Agora, o tanto o FileMaker Pro e o FileMaker Go (ferramentas para implantar aplicativos FileMaker no iPhone e no iPad), quanto o FileMaker Server (para hospedar aplicativos FileMaker multiusuários) terão o termo “FileMaker” trocado para “Claris” — virando portanto Claris Pro, Claris Go e Claris Server.
Além disso, a empresa também estreará mais uma ferramenta para esse pacote, o Claris Studio, que fornecerá um sistema moderno baseado em nuvem para realizar ações como hospedar formulários e criar tabelas/gráficos usando dados do Claris Pro.
Por fim, o Claris Pro agora contará também com uma versão gratuita limitada, a qual dará acesso livre ao Claris Studio — e provavelmente ao Claris Go. Não haverá restrições de tamanho/tempo, com a limitação se restringindo à impossibilidade de criar bancos de dados multiusuário.
Como bem observou o TidBITS, a mudança ainda pode resultar na chegada de um app Claris à Mac App Store, visto que a empresa é de propriedade da Apple e esse tipo de implementação se tornaria bastante facilitado.
via Daring Fireball