O melhor pedaço da Maçã.

Como os novos Apple Watches rastreiam o ciclo menstrual?

Os recém-lançados Apple Watch Series 8 e Ultra possuem alguns recursos avançados incríveis em termos de saúde da mulher. Usando dois novos sensores de temperatura — um sob o display do relógio e outro na parte traseira, rente à pele —, os novos modelos podem verificar a temperatura corporal a cada cinco segundos durante a noite, possibilitando o acompanhamento do ciclo menstrual com estimativas das últimas ovulações.

Publicidade

De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (American College of Obstetricians and Gynecologists, ou ACOG), a temperatura basal do corpo feminino pode determinar o período de ovulação. Na maioria das mulheres, a temperatura corporal basal (ou seja, durante o repouso) aumenta nesse intervalo, permanecendo alta até o próximo ciclo menstrual.

Conforme explicado pela Apple, os Apple Watches começarão a registrar e a reconhecer as mudanças de temperatura após cinco dias de uso. Depois de usar o relógio por cerca de dois meses (ou até a conclusão de dois ciclos menstruais), a usuária começará a obter estimativas de ovulação. O dispositivo, então, fornecerá notificações para o período de ovulação após 4-5 dias da liberação do óvulo — o que poderá ser acompanhado pelo app Ciclo (Cycle Tracking).

Ainda de acordo com a companhia, o app Saúde (Health) fornecerá estimativas retrospectivas de ovulação usando essas leituras. Isso alertará automaticamente as usuárias sobre as janelas de fertilidade previstas e os desvios do ciclo menstrual — para que possam tanto se envolver no planejamento familiar ou documentar sua saúde menstrual e hormonal quanto para informar seus profissionais de saúde.

Publicidade

Ainda que a Apple afirme que o recurso contribuirá para as pessoas que estão tentando engravidar, esse tipo de rastreamento de ciclo baseado em temperatura e detecção de ovulação também é frequentemente usado como forma de prevenir a gravidez.

Contudo, o uso do recurso como um método contraceptivo oficial ainda não é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA, a “Anvisa dos Estados Unidos”) — portanto, não pode ser comercializado como tal. Ainda assim, a plataforma Natural Cycles, que possui autorização da FDA, afirmou que planeja extrair dados de temperatura dos Apple Watches — antes disso, porém, eles executarão testes de validação para saber o quão preciso são os dados dos relógios.

Vale notar que a Apple deixou claro que a privacidade estava “no centro” do desenvolvimento do novo recurso e que os dados de rastreamento de ciclo são criptografados de ponta a ponta — portanto, a companhia não pode acessá-los. Assim, usuários poderão definir com quais apps compartilharão essas informações.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones 14 Pro têm 6GB de RAM; testes revelam performance do A16 Bionic [atualizado: 14 Pro Max]

Próx. Post

Promoções na App Store: Chameleon Run, Summer Catchers, System Dashboard e mais!

Posts relacionados