Passado o frenesi inicial do lançamento dos iPhones 14 [Plus/Pro/Max], que tal analisarmos alguns pormenores dos novos dispositivos?
Entre tais novidades/mudanças menores, está um novo som ao ligar/desligar os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max, o qual foi descoberto pelo desenvolvedor Steve Moser nos códigos da Release Candidate (RC) do iOS 16, liberada ontem.
Em seguida, o perfil @AppleSWUpdates compartilhou um áudio de como seria esse alerta — não é possível verificar, porém, se esse será de fato o alerta emitido pelos dispositivos.
Como notado pelo repórter Steven Aquino, é provável que o novo som seja uma opção de acessibilidade dos aparelhos topos-de-linha. Segundo ele, muitas pessoas cegas e com baixa visão, mesmo dentro da Apple, queriam ter uma maneira concreta de saber se o seu dispositivo foi reiniciado.
Além disso, de acordo com o 9to5Mac, como o som é reproduzido durante o processo de inicialização, ele faz parte da bootrom do chip A16 Bionic — sendo esse o motivo de estar possivelmente limitado aos novos modelos Pro.
Desabilitar a Tela Sempre Ativa
Uma das novidades mais proeminentes dos novos modelos topos-de-linha é a Tela Sempre Ativa — presente pela primeira vez em iPhones (modelos Pro).
Ainda que a Apple tenha feito hardware e software trabalharem juntos para evitar que o recurso afete a duração da bateria (a qual foi aprimorada nos novos modelos), há quem pode optar por não querer usar a Tela Sempre Ativa — e, felizmente, será possível desabilitá-la, como informado pelo 9to5Mac.
Flash True Tone Adaptativo
Os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max também possuem o chamado Flash True Tone Adaptativo — o qual, em certas condições, pode ser até 2x mais brilhante do que as gerações anteriores.
Conforme visto pelo MacRumors, a Apple informa que a nova tecnologia ajusta o padrão e a intensidade de nove LEDs dependendo da distância focal da foto. Usando uma combinação do novo flash, lentes maiores e processamento de imagem mais avançado, as fotos com pouca luz são até 3x melhores na câmera ultra-angular.
Detecção de Acidentes
Como informamos, tantos os novos iPhones quanto os Apple Watches Series 8, SE (segunda geração) e Ultra vêm com um novo recurso chamado Detecção de Acidentes — cujo princípio é o mesmo de outras funções existentes no relógio, como a Detecção de Queda. Assim, esses dispositivos podem identificar um possível impacto oriundo de um acidente e alertar automaticamente seus contatos de emergência e os serviços de socorro.

Segundo o MacRumors, o recurso também usa o barômetro dos novos iPhones e Watches para detectar mudanças na pressão — como aquelas causadas pelo acionamento de airbags. Além disso, os microfones podem detectar “sons extremos” enquanto o usuário está dirigindo.
Ademais, conforme analisado pelo 9to5Mac, a RC do iOS 16 inclui uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. da Detecção de Acidentes para que aplicativos de terceiros possam solicitar acesso ao recurso. Paralelamente, haverá um novo ajuste de privacidade para que os usuários possam escolher quais aplicativos têm acesso a esses dados.
Nova caixa branca
A quem possa interessar, a caixa dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max agora é branca — diferentemente dos últimos modelos topos-de-linha, cujas caixas tinham tons de cinza/preto.

Como dissemos, são pequenas coisas — mas que não deixam de ser interessantes comentar, não é?
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.