Mais um trimestre, mais um relatório da Canalys sobre como anda o mercado de smartwatches. Como esperado, mais uma vez a Maçã manteve o posto de marca que mais vende relógios inteligentes com o Apple Watch — produto que foi responsável por mais de ¼ das vendas desse setor.
Ao todo, foram cerca de 8,4 milhões de unidades despachadas pela Maçã, que teve uma taxa de crescimento anual de 6% em relação ao mesmo período de 2021 — quando a empresa despachou 7,7 milhões de Apple Watches. A participação de mercado da empresa, no entanto, caiu de 31,1% para 26,4%.
Por outro lado, quem mais vem se destacando neste mercado é a Samsung. Com 2,8 milhões de relógios enviados, a companhia coreana tem apenas 8,9% de participação nesse mercado, mas registrou um crescimento anual de 58% em relação a 2021 (quando vendeu 1,8 milhão de unidades no segundo trimestre).
A Huawei, embora tenha perdido o segundo lugar para a Samsung, também teve um crescimento relativamente expressivo, de 14%. A marca chinesa enviou 2,6 milhões de smartwatches no segundo trimestre e agora conta com 8,3% de participação no mercado.
Embora apresentem números um pouco diferentes, o levantamento da Canalys mostra uma tendência semelhante a um recentemente divulgado pela Counterpoint Research — tanto no que diz respeito à queda da participação da Maçã quanto da ascensão da Samsung.
Outro destaque importante é que houve um crescimento na indústria de smartwatches como um todo. Foi um aumento de 9,3% em relação ao segundo trimestre de 2021 — movimento que vai de encontro ao que aconteceu com o mercado de smartphones.