Seguindo a liberação as versões Release Candidate de todos os seus sistemas operacionais — exceto as do iPadOS 16[.1] e a do macOS Ventura 13 —, a Apple lançou hoje a versão final do tvOS 16 (compilação 20J373
, a mesma da RC).
A nova versão já está disponível para baixar na Apple TV HD e na Apple TV 4K (primeira e segunda gerações).
Junto ao tvOS 16, a Apple também disponibilizou hoje o Software do HomePod 16.
Mesmo que a Maçã tenha deixado de comentar sobre os novos sistemas para suas Apple TVs e HomePods na keynote de abertura da WWDC22, há algumas novidades — mesmo que pequenas — para todos os usuários. Vamos a elas!
Conectividade entre dispositivos
A conectividade entre os dispositivos da Apple foi aprimorada ainda mais. Agora, o tvOS terá uma integração maior com o iOS, o iPadOS e o watchOS. Por exemplo, será possível utilizar o sensor de movimento do seu Apple Watch para mostrar exercícios personalizados do Apple Fitness+, além de ter na tela informações vindas de seu relógio em tempo real.
Além disso, será possível reproduzir um jogo (ou outro app) na telona e ver detalhes dele nos dispositivos menores (iPhone e Apple Watch), ou mesmo incluir mais telas ao assistir a uma partida de jogo.
São possibilidades diversas que, é claro, dependerão dos desenvolvedores de cada app para aplicar isso da melhor maneira.
Suporte a mais controles para jogos
Falando em jogos, eles também vão receber uma ajudinha a mais nesse sistema. Tanto o iOS 16 quanto o tvOS 16 estão recebendo suporte a uma gama maior de controles, como o do Nintendo Switch.
Na página para desenvolvedores, a Apple cita que “muitos controles de jogos Bluetooth e USB adicionais são suportados pela estrutura do Game Controller no macOS 13, no iOS 16, no tvOS 16 e posterior”.
Suporte ao protocolo Matter
O padrão Matter, por enquanto, ainda não chegou. Entretanto, o tvOS já estará preparado para quando isso acontecer, já que nessa versão ele ganhou suporte ao protocolo.
Para quem não lembra, trata-se de um novo padrão de conectividade para dispositivos inteligentes — criado conjuntamente pela Apple, pela Amazon, pelo Google e por outras empresas líderes do segmento — e que promete integrar acessórios inteligentes de maneira multiplataforma. Assim, a Apple TV pode ser usada como um ótimo hub para integrar todos esses dispositivos.
Melhorias para multiusuário
A Apple TV já permite que vários usuários entrem em um mesmo dispositivo. Entretanto, é uma tarefa um pouco onerosa, já que é necessário que um usuário entre com os seus detalhes todas as vezes que for usá-la.
Nessa versão, a set-top box permitirá que as senhas dos usuários fiquem guardadas para não ser necessário fazer login sempre que outra pessoa for acessar o dispositivo. Isso facilitará bastante o uso da Apple TV em família ou quando várias pessoas utilizam o mesmo dispositivo.
Suporte a HDR10+
Aqui vai uma polêmica: inicialmente, a Apple adicionou, na página oficial, que o tvOS 16 ganharia suporte ao HDR10+ (que seria “a última geração da tecnologia de alta faixa dinâmica”).
Depois de um tempo, essa informação foi retirada da página, o que fez com que os usuários indagassem se de fato o recurso chegaria. Entretanto, o suporte foi confirmado quando chegou o tvOS 16 beta 4.
E por que isso é algo importante? Atualmente, nenhuma das opções de Apple TV tem suporte a vídeo HDR10+, o que torna o suporte estranho… a não ser que a empresa esteja trabalhando em um novo dispositivo. Veremos.
Outras novidades
Além das novidades citadas acima, ainda há alguns pequenos aprimoramentos feitos em todo o sistema. Por exemplo, agora é possível escolher o formato de 12 ou 24 horas; também chegou um novo recurso de acessibilidade chamado Hover Text.
Além disso, ao assistir ou terminar de assistir a um conteúdo do Apple TV+, os créditos serão minimizados e será possível escolher o próximo episódio ou outro conteúdo.
Algo que não muda — por enquanto — tanto para os usuários, é a chegará da SwiftUI. Com ela, desenvolvedores podem personalizar a interface dos seus aplicativos, criar botões estilizados e outros detalhes de design, gestos e toques, além de novas interações das APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. do recurso Foco.
Software do HomePod
Por ser agora baseado no tvOS, o Software do HomePod tem a mesma compilação do tvOS 16 (20J373
). Ele funcionará em todos os dispositivos lançados até hoje (o HomePod original e o mini).
Por enquanto, não há nenhuma grande novidade no sistema, mas alguns usuários que testaram a versão beta afirmaram que alguns bugs foram corrigidos e que a resposta da Siri parece mais rápida.
O changelog basicamente confirma isso:
A versão 16 do software inclui melhorias de estabilidade e desempenho em geral.
Já uma novidade que chegou ao iOS 16 e afeta o HomePod é a adição de um menu específico no aplicativo Casa (Home) para controlar as versões do software dos alto-falantes inteligentes, o qual teve sua beta pública liberada pela primeira vez.
Como atualizar?
Para atualizar sua Apple TV, basta acessar Ajustes » Sistema » Atualizações de Software e clicar em “Atualizar Software”. É natural que, nestas primeiras horas de disponibilidade, os servidores da Apple fiquem um pouco congestionados.
Já para atualizar o seu HomePod, basta abrir o app Casa (Home) no iPhone/iPad, tocar por alguns segundos em cima do HomePod e procurar o ícone de engrenagem, que a atualização estará lá.
E aí, prontos para atualizar? 😉
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/TV%20Boxes/Apple-TV-4K-3-geracao-WiFi-Plus-Ethernet,1949.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/TV%20Boxes/Apple-TV-4K-3-geracao-WiFi,1729.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: Este é um artigo editorial do MacMagazine que foi posteriormente modificado com a inserção de um ou mais links publicitários.
Notas de rodapé
- 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.