O Google está facilitando a moderação de videoconferências realizadas pelo Google Meet no Workspace. As mudanças são destinadas principalmente aos cohosts (ou coanfitriões, como chama a empresa por aqui), pessoas designadas pelo administrador para ajudar na organização de uma reunião.
O Google informou que relatórios gerados durante as chamadas na plataforma — o que inclui coisas como lista de participantes, conteúdo de enquetes e gravação (quando houver) — agora serão compartilhados automaticamente com os cohosts. Antes, era necessário enviar a eles tais dados manualmente.
A nova funcionalidade exige que a reunião esteja integrada ao aplicativo Calendário. Ao criar uma reunião e definir os cohosts na plataforma, você deve selecionar a opção que permite compartilhar os dados resultantes da videoconferência com os coanfitriões que forem adicionados.
O Google esclarece que os cohosts devem ser definidos antes de a reunião começar. Caso contrário, eles não receberão os relatórios para a reunião em particular — embora estejam aptos para receber os das futuras videoconferências que usarem o mesmo código.
A mesma lógica vale para casos em que um cohost é removido durante a reunião. Embora ele não vá receber os relatórios de futuras reuniões, os dados referentes à reunião que ele começou com o cargo de coanfitrião serão enviados por email.
O Google esclarece que o recurso tem implementação gradual, podendo chegar para cada usuário até 15 dias depois do seu lançamento — no caso, dia 13 de setembro.