O melhor pedaço da Maçã.

5G “puro” chega a mais sete capitais brasileiras

Shutterstock.com
5G

Em continuação à expansão do 5G Standalone (SA) — também chamado de “puro” — no território nacional, mais sete capitais ganharam hoje compatibilidade com a tecnologia. São elas: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). Com isso, chegamos ao número de 22 cidades onde já há suporte ao 5G SA.

Publicidade

No mês passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia informado que a expansão do 5G “puro” para outras cidades teria sido adiada devido a dificuldades logísticas. Na ocasião, também foi dito que o processo poderia ser antecipado caso os problemas fossem superados logo — o que aparenta ter acontecido no começo do mês e agora.

Em algumas capitais, porém, dificuldades ainda são encontradas. De acordo com o TeleSíntese, estações master de serviços satelitais estão impedindo a liberação do 5G SA em Belém (PA) e em Manaus (AM). Na capital do Pará, contudo, já se descobriu que é possível realizar a implementação da tecnologia mantendo uma distância de no mínimo 22 quilômetros dessas estações. Além das duas citadas, ainda não há data para a instalação da tecnologia em Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). A ideia da Anatel, porém, segue sendo de todas as capitais contarem com o serviço até o dia 28 de outubro.

Nas sete cidades informadas no início, todavia, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625MHz a 3.700MHz decidiu, no dia 14 de setembro, liberar a partir de hoje a implantação do 5G. Até 28 de outubro, as operadoras deverão instalar o mínimo de 5 estações em Boa Vista, 8 em Aracaju e Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina e Campo Grande.

via Olhar Digital

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones 14 Pro: usuários relatam ruídos e tremores na câmera [atualizado]

Próx. Post

Logitech faz menção a possíveis novos iPads Pro

Posts Relacionados