Na última sexta-feira (16/9), compradores no mundo inteiro começaram a receber e pôr as mãos nos aparelhos da linha iPhone 14 que haviam encomendado na pré-venda — inclusive o MacMagazine. Assim, surgiram diversos teardowns mostrando o interior dos aparelhos.
Entretanto, como bem sabemos, o mais famoso de todos é o da iFixit — e não é por menos. A empresa não somente se esmera ao captar imagens das entranhas dos aparelhos, como tem uma visão única comparativa de quem já desmontou diversos dispositivos ao longo do ano — e, desta vez, não é diferente.
Para iniciar a leva de desmontes, eles publicaram o teardown do iPhone 14 — tanto no site quanto no canal do YouTube — o qual chamaram de “o redesign mais substancial desde o iPhone X”.
Assim que o processo se iniciou, eles retiraram a tela como sempre o fazem — e já se deparam com algo diferente: se antes, à primeira vista, se via a bateria e outros componentes, agora há uma placa de metal cobrindo o interior. A boa notícia é que, ainda assim, há recortes para os conectores da tela, para facilitar a troca.
Para remover os demais componentes, eles foram para a parte traseira, onde está a grande novidade do aparelho — sobre a qual já tratamos aqui — e que, segundo a empresa, a Apple deveria ter feito “um grande anúncio”. No iPhone 14, o vidro traseiro pode ser retirado assim como a tela: basta usar a ferramenta específica para levantá-lo, retirar algumas poucas conexões e — voilà — o vidro está solto.
Para os que não se lembram, a empresa refresca a memória: isso não podia ser feito de maneira facilitada desde o iPhone 4s! Ainda mais após ter introduzido o carregamento por MagSafe, a partir do iPhone 12, a reparabilidade se tornou algo tão penosa que era preciso utilizar uma espécie de laser.
Com essa mudança e a introdução do metal, a Maçã precisou redesenhar toda a estrutura interna, o que o tornou o aparelho mais diferente (e mais reparável) desde o iPhone X.
A novidade não facilita apenas a vida dos técnicos, mas dos usuários também, já que os preços do reparo sem AppleCare+ (nos Estados Unidos) são significativamente menores. Enquanto para reparar um vidro traseiro do iPhone 14 o custo é de US$170 (ou US$200 no iPhone 14 Plus), no iPhone 13 Pro Max isso chega a custar US$600.
Conforme já contamos, os documentos da Apple indicam que será necessário um software específico para a calibração do vidro traseiro nos iPhones 14/14 Plus e que o processo de reparo dos vidros dos iPhones 14 Pro/14 Pro Max não terá a mesma facilidade dos aparelhos comuns. Comprovaremos isso assim que eles publicarem o teardown dos aparelhos profissionais.
A iFixit ainda passou por outros detalhes nessa desmontagem, como uma lacuna onde se encontrava a bandeja do cartão SIM (nos modelos americanos), o chip A15 Bionic, os módulos de câmeras e o modem Snapdragon X65 da Qualcomm (com tecnologia da Apple), o qual traz a conectividade 5G e satélite por meio de uma nova banda n53.
No fim, eles deram uma nota 7 de 10 no quesito reparabilidade para o novo aparelho da Maçã. 👏