Como YouTuber que virei (sem pretensão nenhuma 😜), há tempos vejo canais focados em áudio/vídeo falarem muito bem de um produto que finalmente tive a oportunidade de conhecer.
Trata-se do Ninja V, da Atomos, um monitor de 5,2″ HDR de 10 bits com brilho de até 1.000 nits que não só é excelente para monitorar gravações, mas é também — vejam só — um gravador de fato. E muito, muito poderoso!
Confiram nosso vídeo detalhado sobre ele:
O Ninja V pode gravar vídeos em Apple ProRes, ProRes RAW, Avid DNx e H.265 (HEVC), capturando imagem pela sua porta HDMI 2.0 de câmeras DSLR/mirrorless, smartphones, tablets, consoles ou qualquer outro dispositivo que dê saída de vídeo em HDMI.
No caso da nossa Sony a7s III principal, por exemplo, o Ninja V habilita gravação em ProRes RAW — coisa que não é possível nativamente na câmera. E tudo é capturado diretamente para um SSD conectado ao gravador, que no nosso caso optamos por um da Crucial com 500GB de capacidade.
Na parte de monitoramento, temos ali todos os recursos que pode-se esperar de um equipamento desses: suporte a LUTs, Focus Peaking, zoom, vectorscopes, False Color, áreas de segurança, guias, etc. E, se você quiser, pode controlá-lo remotamente pelo iPhone usando o app AtomRemote — mas, para isso, precisa ter o módulo AtomX Sync conectado ao Ninja V.
O Ninja V tem preço sugerido de US$500 em seu site oficial. No Brasil ele está à venda na Amazon, porém atualmente indisponível; em Portugal, pode ser encontrado em lojas como a DigitFoto, por cerca de 630€.