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Brasileiros relatam dificuldade para ativar iPhones 14 americanos

Caixa do iPhone 14 Pro

A decisão da Apple de retirar a bandeja para chips físicos dos iPhones 14 vendidos nos Estados Unidos parece estar dando uma certa dor de cabeça para alguns brasileiros que adquiriram o aparelho no país.

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Alguns usuários estão relatando dificuldade para ativar o eSIM de operadoras brasileiras nos novos aparelhos da Maçã desde a sexta-feira passada (16/9) — problema que parece ter atingido, sobretudo, donos de linhas da operadora Vivo.

De início, suspeitava-se que se tratava de um problema com a Anatel — algum tipo de bloqueio promovido pelo órgão, já que os modelos americanos não são os homologados no Brasil. Mas, como isso nunca aconteceu antes e os iPhones homologados no Brasil são os modelos europeus já há muitos anos, tal alternativa se tornou improvável.

Ainda assim, essa suspeita em torno da Anatel se deu porque, ao consultar o IMEI de um iPhone 14 comprado nos EUA em um sistema que reflete o da agência, usuários se deparavam com a informação de que o aparelho estava bloqueado ou com algum tipo de “restrição”.

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Em resposta ao site Tecnoblog, contudo, a agência afirmou que a informação estava sendo exibida devido a um erro — o qual já foi corrigido. A Anatel também informou que “não realiza o bloqueio direto dos aparelhos, apesar do projeto Celular Legal”. Já a Apple afirmou ao jornalista Filipe Espósito estar investigando o assunto.

Ou seja, está portanto descartada a hipótese de a Anatel estar bloqueando IMEIs de iPhones 14 comprados no exterior — até porque, como nós mesmos discutimos em nosso podcast ontem, isso impediria inclusive que estrangeiros usassem seus aparelhos em roaming numa viagem ao Brasil.

Toda essa dificuldade também não tem nada a ver com o movimento do Ministério da Justiça contra a Apple Brasil, a qual entrou com recurso — afinal, vale notar que a Anatel também já homologou os iPhones 14, 14 Pro e 14 Pro Max (novamente, os mesmos modelos comercializados na Europa).

O que está acontecendo com a Vivo?

Letícia Castro foi uma das primeiras a apontar dificuldade para ativar o eSIM da Vivo no seu iPhone 14 (mesmo indo em uma loja física). Ela confirmou que conseguiu resolver o problema entrando em contato com uma loja da operadora pelo WhatsApp — número (11) 94256-2229.

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Alvo majoritário das reclamações envolvendo a ativação do eSIM nos novos iPhones, a Vivo foi procurada pelo MacMagazine e nos deu a seguinte declaração:

A Vivo trabalha desde novembro de 2018 com a habilitação gratuita do eSIM em todos os smartphones e relógios conectados embarcados com esse recurso. A ativação para clientes pessoa física é feita em lojas físicas e pelo Vivo em Casa, atendimento 100% remoto via consultor da Vivo por WhatsApp.

O MM, contudo, apurou que o problema possivelmente tem a ver com o fato de a Vivo ser a única operadora que trabalha com uma lista de IMEIs de aparelhos que podem ou não ser ativados (a fim de evitar a ativação de dispositivos de mercado paralelo, roubados, clones não homologados, etc.).

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Na teoria, esses iPhones comprados nos EUA estariam na chamada “lista cinza” (“greylist”). Dessa forma, o usuário teria que abrir um chamado dentro da operadora para poder ativar o eSIM nesses aparelhos — algo que pode ser concluído em poucas horas ou, talvez, dias.

Em contato com a Vivo, o MM ainda não recebeu uma resposta oficial confirmando o cenário descrito acima. Nós continuaremos apurando as informações com a Vivo e, caso algo novo surja, informaremos; mas a tendência é que a operadora resolva essa questão de forma ampla em breve.

Mesmo com essas supostas faixas de IMEIs de iPhones 14 estrangeiros ainda presentes na tal “lista cinza”, vale notar que essa restrição não é (atualmente) aplicada pelas operadoras Claro e TIM. Em ambas, salvo raras exceções, as ativações dos aparelhos têm ocorrido sem nenhum problema — mais uma prova de que não há nenhum bloqueio da Anatel em curso.

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