Depois de testar a tela do iPhone 14 Pro Max, o DXOMARK divulgou ontem sua análise de áudio do iPhone 14, o qual parece ter recebido uma maior atenção no que diz respeito à qualidade dos seus microfones e alto-falantes do que seus antecessores.
Segundo o site, o modelo mais “acessível” da nova linha de smartphones da Maçã conseguiu alcançar um total de 141 pontos nos seus testes, os quais analisam detalhes como a qualidade de reprodução e gravação. Essa nota foi o suficiente para colocá-lo na décima posição do ranking do site, atualmente liderado pelo Black Shark 5 Pro, da Xiaomi.
Compatível com recursos como o Dolby Atmos, o iPhone 14 conseguiu ser bastante consistente em praticamente todas as categorias, com destaque para a qualidade do seu Áudio Espacial. Os dois alto-falantes do modelo (um no notch e outro do lado da entrada Lightning) apresentaram graves profundos e de boa extensão, embora possam distorcer o som em volumes mais altos.
Partindo para os microfones, o iPhone 14 conseguiu entregar bons resultados tanto em gravações de vídeo como de voz, lidando bem com sons mais altos. A redução de ruído do iOS faz um trabalho razoável na hora de remover artefatos dos áudios, embora ainda haja certa margem para melhoras.
Esse desempenho todo, entretanto, pode variar dependendo do app que está sendo usado para gravar os áudios, com as opções da própria Apple apresentando a melhor performance geral. Outro ponto fraco do modelo é o chamado “zoom de áudio”, ou seja, a capacidade de focar numa fonte sonora ao dar zoom num vídeo, por exemplo. Segundo o DXOMARK, o iPhone 14 apresentou uma performance “pobre” nesse quesito — mesma avaliação dada ao mais caro iPhone 14 Pro Max.
Com isso, o iPhone 14 conseguiu superar todos os seus antecessores, aparecendo na quinta posição do ranking de smartphones premium. O modelo também ficou à frente de outros concorrentes de peso (e mais caros) como o Galaxy S22 Ultra (133 pontos), da Samsung, e o Pixel 6 Pro (138 pontos), do Google.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: Este é um artigo editorial do MacMagazine que foi posteriormente modificado com a inserção de um ou mais links publicitários.