O melhor pedaço da Maçã.

Navegue pelo Instagram sem anúncios com o The OG App [atualizado 3x]

The OG App

Se você acha o aplicativo oficial do Instagram uma verdadeira bagunça com todos os seus posts recomendados, Reels para todos os lados e seus incontáveis anúncios, saiba que já existe uma alternativa feita por terceiros que promete deixar a rede social da Meta bem mais prazerosa de se usar.

Publicidade

Falo do The OG App, uma opção totalmente gratuita criada pelos desenvolvedores Ansh Nanda e Hardik Patil, com objetivo de dar ao usuário mais controle sobre seu feed, eliminando posts indesejados. Disponível tanto para iPhones quanto para iPads (sim, para iPads!), ele usa a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. oficial do Instagram para funcionar e tem um interface bastante parecida com a do app original.

Uma das grandes sacadas do app é a possibilidade de criar feeds personalizados para assuntos específicos, os quais também podem ser compartilhados com amigos. Bastante parecidos com as listas do Twitter, esses feeds mostram posts apenas de contas selecionadas pelo usuário e podem ser definidos como o modo de exibição padrão do aplicativo.


Desculpe, app não encontrado.

Publicidade

Há uma barra na parte inferior onde o usuário pode alternar rapidamente entre esses feeds, além de editar sua ordem. O aplicativo também conta com um recurso que impede os feeds de atualizarem por 24 horas, caso o usuário queira se desconectar um pouco da rede social.

Em resposta ao TechCrunch, Nanda e Patil explicaram que queriam tornar o feed do Instagram menos tóxico:

Vimos nossos amigos e familiares sendo afetados pelas mídias sociais e até mesmo excluindo aplicativos porque não tinham opções suficientes para modificar o que veem. Queríamos colocar os usuários, e não os anunciantes, em primeiro lugar com este aplicativo. Começamos com o Instagram porque achamos que o aplicativo tem o relacionamento mais tóxico com seus usuários.

Ainda de acordo com os desenvolvedores, mais recursos exclusivos estão sendo desenvolvidos para o aplicativo, como a possibilidade de baixar Stories para reproduzi-los offline, novos filtros de conteúdo e feeds colaborativos.

Publicidade

Além disso, eles afirmaram que não possuem a intenção de monetizar o aplicativo por enquanto.

Atualização, por Rafael Fischmann 28/09/2022 às 05:19

De ontem para hoje, aparentemente, o The OG App foi removido da App Store por, possivelmente, estar se utilizando de alguma API privada do Instagram.

Publicidade

Por esse motivo, muitos usuários receberam alertas de acesso indevido em suas contas. Em resposta a um comentário negativo num post sobre o aplicativo no 9to5Mac, o criador do app, Ansh Nanda, disse:

Você está certo, às vezes o Instagram detecta que nossos usuários estão usando o aplicativo OG e não o aplicativo oficial. No entanto, estamos trabalhando em uma correção permanente para isso. Por enquanto, você pode simplesmente acessar Instagram e ir em Configurações » Atividade de login e verificar os logins do aplicativo OG.

Mesmo assim, diante do cenário atual, sugerimos cautela ao usar o The OG App a menos que a situação seja resolvida e ele retorne à App Store.

Atualização II, por Rafael Fischmann 28/09/2022 às 06:11

Ao TechCrunch, a Meta enviou a seguinte declaração:

Esse app viola nossas políticas e estamos tomando todas as medidas de fiscalização apropriadas.

Apesar disso, a empresa não deixou claro se a remoção do The OG App se deu a partir de um pedido dela ou se foi algo feito diretamente por parte da Apple.

Já a desenvolvedora Un1feed, cujos membros tiveram suas contas do Facebook e do Instagram desativadas pela Meta, declarou:

Todo mundo sabe que o Instagram é uma porcaria. Melhoramos e recebemos muito amor dos usuários. Mas o Facebook odeia tanto seus próprios usuários que está disposto a esmagar uma alternativa que lhes dê um Instagram limpo e sem anúncios. A Apple está conspirando com o Facebook para intimidar dois adolescentes que tornaram o Instagram melhor.

Ao menos por ora, a versão para Android do The OG App continua disponível na Play Store.

Atualização III, por Luiz Gustavo Ribeiro29/10/2022 às 13:30

A Apple também se pronunciou sobre a remoção do aplicativo, explicando que a medida foi tomada uma vez que o The OG App usava a API2Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. do Instagram de uma maneira que violava as Diretrizes de Revisão da App Store, bem como dos termos de uso do Instagram.

Segundo as diretrizes da App Store (regra 5.2.2):

Se seu aplicativo usa, acessa, monetiza o acesso ou exibe conteúdo de um serviço de terceiros, verifique se você tem permissão específica para fazê-lo de acordo com os termos de uso do serviço. A autorização deve ser fornecida mediante solicitação.

A Apple também apontou que isso poderia ter exposto as contas dos usuários do Instagram a vulnerabilidades de privacidade e segurança.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Alguns iPhones 14 Pro estão reiniciando ao recarregar

Próx. Post

Instagram lança Stories com 60 segundos e testa bate-papos públicos

Posts Relacionados