O iPhone 14 está entre nós e já estamos rumo ao último trimestre do ano. Entretanto, como corriqueiramente acontece, algumas pesquisas precisam de um certo período para avaliar todos os dados. Foi isso que aconteceu com a Counterpoint Research, que divulgou ontem uma pesquisa com números referentes ao segundo trimestre deste ano em relação ao mercado de smartphones.
Considerando o período, a linha de celulares mais recente da Apple à época era a do iPhone 13. Tendo isso em mente, sigamos para a pesquisa: a firma avaliou três grandes frentes, a de vendas, a de receita e a de lucro.
O primeiro gráfico é referente às vendas e se assemelha aos números já divulgados pela Canalys. Nesse quesito, a Samgung permanece campeã, com 5% a mais de vendas do que a Maçã.
Apesar do segundo lugar em vendas, a Apple continua na liderança em termos de receita e lucro, o que acontece há muitos anos. Sua receita cresceu 3% ano a ano, enquanto a Samsung cresceu 25%. Mesmo assim, a Maçã permaneceu com pouco mais de 40% da receita, enquanto a sul-coreana ficou abaixo dos 20% — uma diferença de 24% entre as duas.
Já quando o assunto é lucro, a Apple voa ainda mais: coletando 80% de todo o lucro do setor, a Maçã fica em primeiro lugar com uma folga de 66% à frente da Samsung.
Olhando para a receita global de aparelhos, o mercado caiu 2% no comparativo ano a ano, e 15% em comparação com o trimestre anterior, totalizando US$95,8 bilhões no segundo trimestre de 2022. Quanto aos lucros operacionais globais de aparelhos durante esse período, houve um crescimento anual de 6%, chegando a US$13,1 bilhões.
Assim com outras firmas de pesquisa, a Counterpoint acredita que a queda em vendas globais se deu, principalmente, pelos lockdowns na China e a fatores geopolíticos contínuos, como inflação crescente e a pandemia da COVID-19.
Grande parte do crescimento anual pode ser atribuído a uma base menor no segundo trimestre de 2021, atingido pela COVID, em vez de um crescimento consistente nos lucros operacionais ao longo dos trimestres. Em comparação com o trimestre anterior, os lucros operacionais caíram 29% após uma queda de 26% no primeiro trimestre de 2021.
Os cinco maiores fabricantes de celulares que compõem a lista contribuíram com cerca de 80% da receita total de todo o mercado. Dessas, enquanto a Apple e a Samsung lideraram um crescimento anual do lucro, Xiaomi, OPPO e vivo tiveram quedas significativas — de dois dígitos.
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via AppleInsider