Uma das grandes fontes de receita da Meta, o Instagram, terá ainda maior impacto sobre as contas da empresa. Isso porque a companhia anunciou que aumentará a quantidade de anúncios exibidos na plataforma, numa luta contra a crescente queda de receita registrada nos últimos meses.
Agora, além dos anúncios já exibidos no feed e entre Stories, a rede social expandirá publicidade na seção Explorar — aquela que aparece quando tocamos no símbolo de lupa — e adicionará pela primeira vez propagandas nas páginas de perfil dos usuários.
Atualmente, vale recordar, a guia Explorar só exibe anúncios quando os usuários estão navegando pelas imagens/vídeos ampliados do feed, mas agora eles aparecerão também na página inicial — aquela que mostra as publicações apenas em formato de miniatura.
Nas páginas de perfil, os anúncios chegarão somente ao feed (pelo menos por enquanto). Isso significa que você não verá nenhuma propaganda assim que entrar na página de alguém, mas se deparará com elas ao tocar/clicar em determinada publicação e rolar para ver as demais em tamanho ampliado.
Ao TechCrunch, a empresa afirmou, ainda, que permitirá que criadores de conteúdo monetizem os anúncios que serão exibidos em seus perfis — o que será testado primeiro com alguns criadores selecionados nos Estados Unidos.
Enquanto isso, a Meta também está testando um novo formato de anúncios (mais curtos) em Reels no Facebook. Podendo ter entre quatro e dez segundos de duração, eles serão mostrados na parte inferior do conteúdo exibido nos vídeos curtos da plataforma.
A intensiva da empresa, vale lembrar, vem após uma queda de receita — resultado da implementação do recurso antirrastreamento da Apple no iOS. Até o fim do ano passado, a ATT (App Tracking Transparency, ou Transparência no Rastreamento em Apps) pode ter impactado negativamente na receita da empresa.