Após meses de expansão, o 5G “puro” enfim chegou às últimas capitais da lista. Da última vez em que falamos dessa expansão, a tecnologia chegou a sete capitais — mais precisamente, Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).
Pois hoje, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está expandindo a disponibilidade da quinta geração das redes móveis para cinco capitais do Norte do Brasil: Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).
Com isso, o número de capitais que suportam a tecnologia 5G Standalone (SA) chega a 27 (26 estados, mais o Distrito Federal) — o que significa que 24% da população já é alcançada por essas redes.
Segundo a agência, o próximo passo será começar a expansão da tecnologia nas cidades com mais de 500 mil habitantes, processo que tem tudo para ser iniciado a partir de janeiro do ano que vem.
Vale notar que, no caso dos iPhones, é preciso de uma atualização para que o 5G do tipo SA funcione. Conforme noticiamos recentemente, a Apple e as operadoras brasileiras já estão fazendo os testes para isso — mas não há uma previsão concreta ainda.
E você, já está aproveitando o 5G por aí? 📱
via Agência Brasil