Após muita espera, a iFixit finalmente publicou o teardown do mais novo integrante da linha de smartphones da Apple, o iPhone 14 Plus. Lançado com a proposta de oferecer um tamanho de tela maior que a do modelo de entrada, o aparelho chegou hoje nesta semana às lojas de alguns países (e chegará ao Brasil em 28/10) e já foi desmontado/dissecado pela firma especialista em reparos.
Como esperado, ele é bastante semelhante ao iPhone 14 em sua construção, com a maior diferença se dando no tamanho da bateria — sendo expressivamente maior que a do seu irmão. Como já vimos, isso significa que há uma boa novidade em relação ao desmonte, ao contrário do que acontece com os modelos Pro.
Assim que a tela é retirada, é possível ver a mesma placa de metal e os mesmos recortes para os conectores presentes no iPhone 14 — o que deve facilitar o processo de troca da tela. Outra excelente novidade que se repete é a possibilidade de retirar o vidro traseiro do aparelho de maneira independente, como já fazíamos com a tela.
Segundo a iFixit, essa decisão da Maçã melhora (e muito!) a reparabilidade do aparelho, visto que diminui substancialmente a chance de quebrar a tela quando seu objetivo for simplesmente trocar a bateria. Ou seja, isso permite o acesso imediato aos componentes que mais quebram (a tela e o vidro traseiro) e mantém a substituição da bateria “tão fácil quanto antes”.
Esse design, segundo a iFixit, é um bom indício de que teremos modelos Pro mais reparáveis no futuro, principalmente porque a estrutura interna do aparelho deverá mudar com a possível (e provável) chegada da entrada USB-C e do rumorado reconhecimento biométrico via Touch ID sobre a tela.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14-Plus,6499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14,5799.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.