O melhor pedaço da Maçã.

Office virará Microsoft 365; Edge e Teams ganham novidades

A companhia também anunciou um novo aplicativo projetado para gerenciar equipes de trabalho presenciais e remotas

Em seu evento realizado ontem, a Microsoft apresentou diversas novidades — algumas das quais também respingaram no ecossistema da Apple. Entre as boas-novas, a gigante de Redmond anunciou novos dispositivos Surface, a chegada do Fotos do iCloud, do Apple Music e do app Apple TV ao Windows 11, bem como do app Apple Music ao Xbox.

Publicidade

Mais do que isso, a companhia também apresentou novidades para seus próprios serviços, entre elas uma mudança para uma das suítes mais populares do mundo, o Microsoft Office — como veremos mais detalhadamente a seguir.

Microsoft 365

Em uma das maiores mudanças no posicionamento da suíte de produtividade em mais de 30 anos, o Microsoft Office em breve se chamará somente Microsoft 365. Isso significa que o Office.com, o aplicativo do Office para dispositivos móveis e para Windows compartilharão o novo nome, um novo ícone, uma nova aparência e ainda mais recursos.

Além disso, como parte da nova marca, os aplicativos tradicionais do Office, como Word, Excel, PowerPoint e Outlook, estarão sob o guarda-chuva do Microsoft 365 — em vez de serem conhecidos como parte do Microsoft Office.

Publicidade

Para proprietários de dispositivos Apple, a mudança de nome será vista primeiro no app Office para iOS. O aplicativo Microsoft 365, que o substituirá, incluirá um novo módulo de aplicativos para ferramentas baseadas na nuvem, um hub de conteúdo central, feed de fluxo de trabalho e um novo sistema de marcação para organizar conteúdos. Por outro lado, o Office 2021 para Windows e macOS continuará sendo oferecido como uma compra única — com o mesmo nome —, assim como o Office LTSC.

A Microsoft diz que as alterações começarão a ser lançadas no Office.com em novembro próximo e, em seguida, no aplicativo do Office para dispositivos móveis e Windows a partir de janeiro de 2023.

Microsoft Edge

Em se tratando do navegador da companhia, o Microsoft Edge ganhou um novo recurso chamado Workspaces destinado à colaboração — bem como novidades de segurança e acessibilidade.

Publicidade

Com os Workspaces (ainda em public preview), os usuários podem compartilhar conjuntos de guias do navegador entre várias pessoas, para que todos tenham acesso rápido aos mesmos sites e arquivos compartilhados. A ideia é que, em vez de enviar um email a alguém com todos os links relacionados a um projeto, você possa compartilhar um espaço de trabalho do Microsoft Edge que contém tudo o que eles precisam acessar. As guias também são atualizadas em tempo real à medida que as pessoas trabalham dentro do espaço de trabalho.

YouTube video

Além dos Workspaces, a Microsoft continua melhorando a segurança no Edge com dois novos recursos. Um deles é a proteção de erros de digitação ao visitar sites — o qual impede que, se você digitar incorretamente um endereço conhecido acidentalmente, você seja direcionado para uma página potencialmente perigosa.

O outro é o modo de segurança aprimorado, o qual ajuda a reduzir o risco de ataque ao desabilitar a compilação just-in-time (JIT) de JavaScript em sites que você visita com menos frequência. Nessas páginas, o Edge desabilitará a compilação para que você fique seguro ao visitar um site em que talvez não confie.

Publicidade

A Microsoft também implementou alguns novos recursos de acessibilidade para o Edge. Entre eles, há um novo de legendas ao vivo (o qual pode gerar transcrições para o conteúdo que você reproduz na web) e de respostas instantâneas (as quais fornecem acesso rápido às informações quando você digita algo na barra de endereços). Por exemplo, você pode pesquisar o clima em sua cidade e o Edge apresentará essas informações diretamente como uma sugestão antes que você precise pressionar enter. Essas respostas instantâneas também podem ser lidas por leitores de tela, tornando-as ainda mais acessíveis.

Microsoft Teams

Com relação à sua plataforma de videoconferência, a Microsoft está lançando o Teams Premium, cuja vantagem inclui o uso de inteligência artificial para simplificar bastante o gerenciamento de reuniões.

Mais notavelmente, o recurso Recapitulação Inteligente cria automaticamente tarefas, capítulos e até destaques personalizados de reuniões para que você revê-los posteriormente. A versão paga também usa IA para traduzir legendas em tempo real (com suporte para até 40 idiomas).

Outras atualizações incluem suporte a consultas virtuais (pense em médicos e consultores), bem como webinars de “alta qualidade” e proteções aprimoradas para dados confidenciais — com rótulos de confidencialidade e marcas d’água em conteúdos sensíveis. Outras novidades podem ser conferidas nessa página.

Microsoft Places

Por fim, a Microsoft também lançou um novo aplicativo projetado especificamente para ajudar nos desafios do trabalho híbrido. O aplicativo se chama Places e a empresa disse que ele será lançado “em breve” numa versão beta.

O Places também foi projetado para ajudar os gerentes a planejar a rotina de trabalho presencial em escritórios. A Microsoft destacou que o app poderá oferecer informações sobre políticas de trabalho híbrido para ajudar os gerentes a decidir como organizar suas equipes presenciais e remotas.


O que acharam das novidades?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como impedir que a ligação seja encerrada pressionando o botão lateral [iPhone]

Próx. Post

Shazam lança mostradores e wallpapers exclusivos de artistas

Posts Relacionados