Quase quatro meses após a primeira, já temos a segunda Apple Store americana oficialmente sindicalizada.
Trata-se da Apple Penn Square, em Oklahoma City, cuja maioria dos empregados votou a favor (56 a 32) do sindicato na noite da última sexta-feira (14/10).
No caso dessa loja, segundo a Bloomberg, o sindicato será organizado pela Communications Workers of America (CWA).
A partir de agora, qualquer mudança nos termos contratuais ou mesmo novos benefícios para empregados terão que ser negociados à parte entre Apple e CWA — tal como os recém-anunciados pela companhia.
O novo sindicato ainda terá que ser certificado pelo U.S. National Labor Relations Board, caso não haja nenhuma objeção concreta por parte da Apple — que já declarou:
Acreditamos que a relação aberta, direta e colaborativa que temos com nossos valiosos membros da equipe é a melhor forma de proporcionar uma excelente experiência para nossos clientes e para nossas equipes. Estamos orgulhosos de fornecer aos membros da nossa equipe uma forte compensação e benefícios excepcionais. Desde 2018, aumentamos nossas taxas iniciais nos EUA em 45% e fizemos muitas melhorias significativas aos nossos benefícios líderes na indústria, incluindo novos programas educacionais e programas de apoio à família.
Só nos EUA, a Apple tem hoje mais de 270 lojas físicas.