O melhor pedaço da Maçã.

Adobe MAX: Lightroom e Photoshop recebem novos recursos

Seleção de pessoas no Adobe Lightroom

A Adobe anunciou, ontem, uma nova leva de recursos para dois dos seus softwares de edição mais populares: o Lightroom e o Photoshop. As novidades foram apresentadas durante o primeiro dia da conferência Adobe MAX 2022 — evento anual da desenvolvedora focado em design e tecnologia.

Publicidade

Com grande foco em inteligência artificial, as novidades prometem tornar a seleção de objetos em imagens nesses softwares ainda mais simples, dispensando o uso de pincéis e máscaras mais complexas — não importa qual deles esteja mais presente no seu workflow. Boa parte delas, vale notar, estará disponível em todas versões do Lightroom e do Photoshop, incluindo sistemas como o macOS e o iPadOS.

A empresa também aproveitou a ocasião para compartilhar algumas novidades do Camera to Cloud (C2C), recurso do Frame.io que está em desenvolvimento desde o início do ano passado. Vamos dar uma olhada em tudo?

Lightroom

Até agora, o Photoshop era a ferramenta mais escolhida por usuários para selecionar e remover objetos de uma cena. Entretanto, a versão de 2022 do Lightroom chega para ser uma opção mais amigável para quem não tem tanta experiência com esse tipo de software, mas ainda quer fazer seus ajustes numa foto, por exemplo.

Publicidade

A Adobe decidiu, desta vez, expandir as ferramentas de seleção do seu aplicativo baseadas em IA, as quais foram apresentadas originalmente no ano passado. Agora, além de objetos simples, elas também conseguem identificar pessoas, partes do corpo e todo o fundo de uma cena.

A primeira ferramenta da lista é a Select People, capaz de identificar automaticamente quantas pessoas aparecem numa foto, organizando-as numa lista. Ao selecionar uma delas, o software então mostra cada parte do corpo, permitindo que o usuário faça ajustes localizados. A novidade consegue reconhecer até mesmo dentes e pele (facial e corporal), entre outros.

A ferramenta Select Objects, por sua vez, permite que o usuário faça um desenho com um pincel em volta de um objeto para criar uma máscara precisa sem muito esforço. Com ela, também é possível selecionar todo o fundo de uma imagem para isolar apenas um objeto.

O mesmo recurso pode ser utilizado para remover um objeto da cena e preencher a área selecionada automaticamente usando IA — algo bastante familiar para usuários do Photoshop. É possível repetir o preenchimento várias vezes até encontrar um resultado satisfatório.

Publicidade

Todas essas ferramentas estão disponíveis no Lightroom, no Lightroom Classic e no Adobe Camera RAW.

Photoshop

Os recursos de seleção também receberam uma atenção no Photoshop, que agora consegue reconhecer um número ainda maior de imagens de forma automática. Coisas como o céu, prédios, montanhas, plantas, calçadas, água e muito mais já podem ser selecionadas com apenas um clique da ferramenta Objection Selection.

A ferramenta de exclusão de objetos e preenchimento da área selecionada também recebeu algumas melhorias. Acessada agora pelo atalho ⇧ shift delete, ela consegue detectar um número maior de irregularidades e outras nuances.

No iPad, basta um toque na imagem para o aplicativo identificar uma pessoa, um objeto ou o fundo de uma foto, por exemplo. Também é possível criar máscaras facilmente e realizar ajustes automáticos de contraste, tom e cor em imagens tiradas com o modo Retrato.

Além disso, os chamados Filtros Neurais, anunciados em 2020 para Photoshop, agora são capazes de restaurar fotos antigas e identificar coisas como dobras, rasgos e outras imperfeições de forma automática.

Câmeras com suporte ao Frame.io

Por fim, a Adobe também apresentou as primeiríssimas câmeras profissionais no mercado com o suporte ao Frame.io: a V-Raptor e a V-Raptor XL (ambas da RED), e a X-H2S (da Fujifilm). Com elas, criadores podem subir imagens brutas direto para nuvem sem precisar de um computador ou um acessório dedicado.

No caso das câmeras da RED, usuários podem subir, por exemplo, gravações em 8K RAW por uma rede Wi-Fi sem grandes complicações, permitindo que outras pessoas as editem poucos minutos depois de sua captura. A ideia aqui é eliminar o tempo necessário para transferir esse tipo de arquivo entre membros de uma equipe de forma manual.

YouTube video

A X-H2S, por sua vez, pode enviar imagens em alta resolução para nuvem assim que elas são tiradas, permitindo que um cliente ou colega de trabalho em uma agência, por exemplo, as veja com bastante rapidez. Para isso, entretanto, é necessário comprar separadamente o transmissor FT-XH, o qual custa US$1.000 e é compatível com redes 802.11ac de até 600Mbps de velocidade. A câmera, por si só, custa US$2.500.

As RED V-Raptor ainda não possuem preço, mas deverão chegar ao mercado até fim do ano. A X-H2S, por sua vez, será lançada no segundo trimestre de 2023.


Curtiram as novidades?


Ícone do app Lightroom Editor de foto video
Lightroom Editor de foto video de Adobe Inc.
Compatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 9.1.1 (301.3 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Adobe Lightroom
Adobe Lightroom de Adobe Inc.
Compatível com Macs
Versão 7.1.2 (1.4 GB)
Requer o macOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Photoshop Camera: Editar Fotos
Photoshop Camera: Editar Fotos de Adobe Inc.
Compatível com iPhones
Versão 1.5.0 (264.8 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Adobe Photoshop
Adobe Photoshop de Adobe Inc.
Compatível com iPads
Versão 5.4 (485.1 MB)
Requer o iPadOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via Engadget [1, 2, 3]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Comparativo: iPad de 10ª geração vs. iPad Air de 5ª geração

Próx. Post

Preços de iPads e AirTags sobem na Europa e em alguns países

Posts Relacionados