Após ter submetido o iPhone 14, o 14 Plus e o 14 Pro Max aos seus tradicionais teardowns e atestar a reparabilidade dos aparelhos, agora a iFixit trouxe a relação de componentes intercambiáveis de cada modelo. Ou seja, quais partes são possíveis de serem trocadas entre modelos iguais.
É preciso lembrar, entretanto, que o processo de troca dos componentes dos iPhones não se limita a um simples “tirar e colocar”. Isso porque, desde o iPhone XS, a Maçã atrela um número de série para cada peça, que funciona com um aparelho especificamente. Sempre que alguma delas é trocada, o dispositivo reconhece isso e mostra um alerta afirmando que não se pode detectar se é uma parte legítima da Apple (mesmo que a peça seja de outro iPhone novinho) e que algo no sistema do aparelho pode não funcionar da forma pretendida.
Com isso, é necessário entrar em contato com a Apple para poder “emparelhar” o novo componente àquele dispositivo. Assim, a Apple acaba detendo todo o controle dos reparos e os técnicos ficam em suas mãos.
Por conta dessa questão, a iFixit listou como os aparelhos reagiram quando cada componente foi trocado, registrando se houve algum erro. As peças foram trocadas pelo mesmo modelo, ou seja, uma câmera do iPhone 14 Pro foi colocada em um outro iPhone 14 Pro.
Telas
Predominantemente funcional: as telas até são intercambiáveis, mas recursos como True Tone e brilho automático são desativados e aparece um aviso de “peças genuínas”.
Baterias
Predominantemente funcional: as baterias são intercambiáveis, mas a saúde e as estatísticas da bateria foram desativadas e um aviso de “peças genuínas” apareceu.
Vidro traseiro + bobina de carregamento sem fio
Funcional: nenhum efeito adverso foi relatado até o momento.
Câmeras
Frontal: não funcional — o Face ID não funciona e a câmera de selfie (frontal) também não.
Traseiras: predominantemente funcional — o componente continua funcionando como pretendido, mas com um aviso de “peças genuínas” aparecendo na tela em cada inicialização.
Alto-falantes e Taptic Engine
Ambos os componentes continuam funcionais, sem nenhum efeito adverso até o momento.
Placa lógica
Parcialmente funcional: a placa lógica abriga o SoC1System-on-a-chip, ou sistema em um chip., portanto, como seria de esperar, nenhum dos componentes informará um número de série que seja reconhecido e todos os problemas acima vão aparecer.
A iFixit finalizou afirmando que não encontrou nenhuma melhora em relação ao emparelhamento de peças, mas estão aliviados que nenhuma nova restrição parece ter sido implementada.
Ela não podia deixar de louvar a atitude da Apple de ter modificado o interior dos iPhones 14 [Plus], já que a traseira pode ser trocada mais facilmente — como exploraram no teardown dos aparelhos. Assim, mesmo com tantas restrições e falta de mudança nos modelos Pro, essa novidade já é um passo adiante.
Por outro lado, ela continua defendendo que qualquer usuário deveria poder ter a liberdade na escolha do reparo de seus aparelhos.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14-Plus,6499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14,5799.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1System-on-a-chip, ou sistema em um chip.