Mal os iPhones 14 foram lançados, e já temos rumores com relação aos próximos modelos. O foco das especulações está, por ora, nos modelos mais avançados — muito provavelmente os únicos que realmente ganharão novidades no ano que vem, de novo.
Segundo as previsões da TrendForce, a linha “iPhone 15” continuaria com quatro modelos diferentes, com os mais avançados trazendo 8GB de memória. Os mais básicos poderão usar o mesmo processador dos topos-de-linha deste ano (ou seja, o A16 Bionic) — e todos já viriam com a porta USB-C, em razão da nova legislação da União Europeia.
Além disso, o modelo mais avançado, o “iPhone 15 Pro Max”, viria equipado com uma lente periscópio de oito elementos. Com isso, ele teria capacidade de zoom (óptico) de até 10x ou mais, como já foi comentado pelos analistas Ming-Chi Kuo e Jeff Pu.
Também se falou sobre o desenvolvimento do modem 5G próprio da Apple — com os resultados do componente aquém do esperado pela Maçã, de forma que ela deverá continuar utilizando tecnologia da Qualcomm até pelo menos 2024.
Sobre as vendas dos modelos apresentados no mês passado, a proporção da produção dos iPhones 14 Pro/14 Pro Max foi para 60% e poderá chegar a 65%. De acordo com a TrendForce, os novos modelos representam 36% de todos os produzidos pela empresa. A inflação e o aumento na taxa de juros nos Estados Unidos, porém, poderão reduzir o número de unidades fabricadas de 56 para 52 milhões no primeiro trimestre de 2023 — 14% a menos que no mesmo período deste ano.
Pro vs. Ultra
Outro rumor, divulgado pelo PhoneArena, vai de encontro com as previsões da TrendForce. Segundo o veículo, haveria uma mudança na linha dos iPhones: o modelo Pro de 6,1″ passaria a não ser mais equivalente ao seu irmão maior; assim, o de 6,7″ se chamaria “iPhone 15 Ultra” — como já especulou Mark Gurman.
O último modelo topo-de-linha com maior tamanho a ter essa diferenciação foi o 12 Pro Max, que veio com uma estabilização óptica no sensor, enquanto que o seu irmão menor (o iPhone 12 Pro) não tinha tal recurso. No lançamento do iPhone 13, contudo, a Apple igualou os modelos profissionais, permanecendo assim no lançamento deste ano, com a linha 14.
A ideia de voltar a diferenciar os modelos, dando mais destaque ao maior, é simplesmente uma estratégia financeira: como tudo indica que o iPhone 14 Pro Max é hoje o mais vendido, a ideia da Apple é fazer com que ainda mais pessoas optem pelo modelo flagship, já que não teríamos mais um aparelho exatamente igual só que “mais em conta” e com uma tela menor (de 6,1″).
Opiniões?
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via MacRumors