Conforme divulgado, a Apple começou a mostrar ontem anúncios de aplicativos na App Store em mais lugares, como na aba principal “Hoje” e na seção “Você também pode gostar de”. Entretanto, com pouco mais de algumas horas da liberação, diversos relatos de indignação têm surgido entre usuários e desenvolvedores.
As reclamações de algumas pessoas se dão por conta de anúncios impróprios ou que têm intenção oposta ao app sugerido, como mostrou a conta @BasicAppleGuy no Twitter. Entre eles, estão anúncios de apps de jogos de azar para quem está em tratamento de vícios, anúncio de vídeos adultos para quem está em um app de leitura, sugestão de app de encontros em um app de casamento, entre outros.
Leitura? Você também pode gostar de: bate-papo por vídeo adulto
Em terapia para vícios? Você também pode gostar de: jogos de azar
Streaming da Disney? Você também pode gostar: California Psychics
Melhorar seu casamento? Você também pode gostar: Hinge Dating
Os apps de jogos de azar são uma das principais reclamações, já que aparecem como sugestões em aplicativos sem relação alguma, como em softwares educacionais para crianças, entre outros.
Além de não fazer sentido para o usuário que está consumindo o anúncio, os desenvolvedores estão se revoltando por aparecerem sugestões inadequadas em seus apps, como publicou Simon B. Støvring.
O desenvolvedor Marco Arment também se pronunciou, afirmando que a App Store “corrompeu-se tão profundamente uma grande empresa”, alegando que a Apple “faz tanto dinheiro com apps de jogos de azar e manipulando compras internas que nem vê mais problema nisso”.
Federico Viticci, do MacStories, também comentou o caso, criticando a empresa por faturar bilhões e ainda considerar aumentar seus lucros com apps de cassino.
Na semana passada, o especialista jurídico Florian Mueller trouxe um relato intrigante sobre os anúncios dentro dos apps. Ele afirmou que isso é “outra maneira de aumentar a taxa efetiva de imposto sobre aplicativos, forçando os desenvolvedores a comprar anúncios em suas próprias páginas de aplicativos para evitar que outros afastem os clientes de lá”.
Até mesmo dentro da Apple esses anúncios eram vistos, há anos, com certa estranheza. Como divulgado pelo ex-engenheiro da Maçã, Shac Ron, diversos funcionários demonstraram insatisfação sobre o programa original de anúncios da App Store.
Sem dúvida, propagandas são ótimas para os desenvolvedores, já que proporcionam alcançar um público maior e, principalmente, nichado. Diferentemente de outdoors e outras formas de propaganda, os anúncios veiculados digitalmente podem ser mostrados somente para o público que de fato se interessa pelos apps, tornando o processo de marketing muito mais efetivo.
Infelizmente, não é o que está acontecendo na App Store, mas acompanharemos para saber como a Apple vai lidar com isso, já que o caso afeta tanto os desenvolvedores que desembolsam para ter seus anúncios quanto os usuários que os recebem.
Atualização26/10/2022 às 20:00
Após as reclamações, a Apple informou a Joe Rossignol (do MacRumors) que “pausou os anúncios relacionados a jogos de azar e algumas outras categorias nas páginas de produtos da App Store”.
Rossignol disse que a Maçã não deu mais detalhes quanto ao tempo da pausa ou se irá fazer algumas mudanças.
Isso nos indica que, de fato, a Apple cometeu algum erro (ou não previu que isso poderia acontecer). De qualquer modo, que bom que uma medida paliativa foi tomada tão rapidamente.