Em mais um caso impressionante, o recurso de Detecção de Queda de um Apple Watch Series 5 ajudou a salvar mais uma vida. Desta vez, a do médico Thomas Ficho, morador de Glenview (Illinois, nos Estados Unidos).
Ele contou sua história para a NBC Chicago: “Eu poderia ter morrido lá embaixo”, disse, emocionado, “mas meu relógio chamou a emergência” — aos interessados, no link original há um vídeo sobre o assunto (que infelizmente não conseguirmos colocar aqui).
Ficho estava limpando uma parte alta do exterior de sua casa, quando tentou pisar tampa que dá acesso ao porão para alcançar mais alto. No exato momento, ela se moveu e ele caiu num vão estreito de um metro e meio.
Ele relata que bateu a cabeça e ficou inconsciente por três a cinco minutos — e, como não havia ninguém em casa, ninguém saberia que ele estava ali. Quando recobrou a consciência, percebeu estar no fundo, “meio enrolado” e com o seu lado direito bastante dolorido. Mesmo com as dores, conseguiu sair sozinho do poço e logo se deparou com um policial parado em seu gramado.
Sem entender, ele perguntou ao oficial como poderiam saber que ele precisava de ajuda, e o policial apontou para o relógio do médico. “Fiquei realmente surpreso”, disse Ficho. “Eu não entendi no momento que meu relógio faria isso.”
Isso aconteceu graças ao recurso de Detecção de Queda, presente no Apple Watch a partir do Series 4 e no SE. Usando o giroscópio embutido, o relógio percebe o movimento e emite um alerta ao detectar uma queda. Se não for detectado nenhum movimento durante alguns segundos, o relógio faz automaticamente uma ligação para a emergência e envia a localização com base no GPS.
Peculiarmente, Ficho afirmou que sequer usa os computadores da Apple em seu trabalho, somente PCs, mas afirmou que o relógio é “uma ferramenta incrível”. Ele mesmo utilizava o Watch e o recomendava a seus pacientes — majoritariamente idosos acima de 60 anos — para monitorar seus ritmos cardíacos e, durante a COVID-19, o oxigênio no sangue.
Por ter passado por essa experiência, ele ainda lembrou de uma paciente que caiu no banheiro, quebrou o quadril e não conseguia se levantar, tendo seu corpo encontrado somente três dias depois. Lamentando a perda e o desejo de que a tecnologia pudesse existir na época, ele disse que “tudo o que ela precisava era de um relógio”.
De fato, a Apple sempre leva tecnologias ao seu relógio que esperamos nunca ter que usar, mas que não é eufemismo quando dizemos que literalmente o Watch salva vidas.
Preço parcelado: a partir de R$10.499,00 em até 12x
Cores: natural ou preto
Pulseiras: loop Alpina, loop Trail, Oceano ou estilo milanês de titânio
Preço parcelado: a partir de R$3.299,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar ou prateado
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Conectividade: GPS ou GPS + Celular
Pulseiras: esportiva ou loop esportiva
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via iMore