O melhor pedaço da Maçã.
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iPhone 14 Pro Max

Apple foi a única que teve aumento nas vendas de smartphones no 3º trimestre

Assim como ocorreu com as vendas de computadores, a Apple também foi a única empresa a aumentar o número de unidades comercializadas de smartphones no terceiro trimestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano passado.

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As concorrentes de maior peso da Maçã registraram quedas em seus números, como visto em novas pesquisas de algumas empresas de análise.

Canalys

De acordo com a pesquisa da Canalys, o mercado de smartphones apresentou uma queda geral de 9% no terceiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Foram 297,8 milhões de unidades vendidas contra 325,6 milhões do mesmo período do ano passado.

A Samsung continua ocupando o primeiro lugar em unidades vendidas. Foram 64,1 milhões (22% de participação no mercado) no último trimestre, uma queda anual de 8%. Logo depois vem a Apple, com 53 milhões (18% de market share), 8% a mais que os 49,2 milhões do terceiro trimestre de 2021.

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Completando o Top 3 temos a Xiaomi, que vendeu 40,5 milhões de unidades no período (14% do mercado), representando um declínio de 8% em relação ao ano passado. Em quarto veio a OPPO, com 28,5 milhões (10% de market share), caindo 22%. Por fim, a vivo apareceu em quinto lugar, com 27,4 milhões (9% do mercado), 20% a menos que no terceiro trimestre de 2021.

Com a demanda caindo em razão da crise econômica causada pela guerra no Leste Europeu e ainda pela pandemia, as vendas de smartphones foram impactadas, assim como os demais bens de consumo — bastante afetados em cenários de alta inflação. A Apple, no entanto, conseguiu se salvar do marasmo, segundo o analista da Canalys Runar Bjørhovde, graças aos iPhones 13 e 14 — em especial aos modelos Pro, cuja demanda está superando os demais.

A Samsung também se beneficiou das vendas melhores em modelos mais avançados, com a nova linha de smartphones dobráveis. Segundo a Canalys, as vendas estão mais arrefecidas nas categorias mais baratas, de aparelhos básicos e intermediários. Isso suscita duas reflexões: além de ser os modelos que as pessoas mais afetadas pela alta inflação consomem, também é a na qual a Apple basicamente não tem participação direta, o que explica o bom desempenho das suas rivais.

Counterpoint Research

Além da Canalys, a Counterpoint Research também divulgou o seu levantamento trimestral sobre o mercado de smartphones e as conclusões são parecidas. De acordo com a empresa de pesquisa, o mercado teve o pior resultado desde 2014 no terceiro trimestre do ano, tendo diminuído 12% em relação a 2021, registrando 301 milhões de unidades vendidas. Também foi referendado o crescimento da Apple, embora de apenas 2%, segundo essa pesquisa.

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Ainda segundo a firma, do segundo para o terceiro trimestre do ano, o mercado cresceu 2%. A Samsung também registrou crescimento de 5% nesse período, bem como as fabricantes chinesas recuperaram o impacto dos lockdowns ao ocuparem o vácuo deixado no mercado russo por outras empresas após as sanções ao país.

IDC

Por fim, a International Data Corporation (IDC) trouxe dados semelhantes aos da Counterpoint, incluindo uma retração de 9,7% do mercado, com 301,9 milhões de smartphones vendidos no último trimestre. Para a consultoria, a Apple também foi a única a crescer, mas com uma proporção ainda menor, de 1,6%. Foi identificado, ainda, um empate entre a OPPO e a vivo.


Ao entrar no quarto trimestre com esse cenário de queda, as empresas estão muito mais cautelosas. Ainda que tenha sido a única a registrar ganhos, a Apple não está satisfeita com as vendas abaixo do esperado dos iPhones 14 e 14 Plus, os quais estão sendo superados pelo 14 Pro e pelo 14 Pro Max.

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