O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Telegram, Pavel Durov, voltou a tecer duras críticas à taxa de 30% da App Store em uma publicação compartilhada em seu canal pessoal. De acordo com o executivo, a Apple “tem destruído sonhos e arruinado negócios” ao impedir que criadores monetizem seus conteúdos no mensageiro.
Em sua mensagem, Durov explicou que o Telegram teve que remover recentemente um recurso do aplicativo, o qual permitia que criadores cobrassem pelo acesso a canais e a posts individuais. Essa cobrança, entretanto, podia ser feita por um sistema de pagamento alternativo — detalhe que acabou não agradando muito a Apple.
Ainda de acordo com chefão do Telegram, seu time não teve outra escolha a não ser remover o recurso do iOS após ser notificado pela gigante de Cupertino — coisa que só é possível graças ao controle completo da empresa sobre seu ecossistema.
O executivo pediu, ainda, para que mais órgãos regulatórios ao redor do mundo atuem contra a Maçã.
Esse é apenas mais um exemplo de como um monopólio de 1 trilhão de dólares abusa do seu domínio de mercado às custas de milhões de usuários que estão tentando monetizar seu próprio conteúdo. Espero que os reguladores da UE, da Índia e de outros lugares comecem a agir antes que a Apple destrua mais sonhos e esmague mais empreendedores com uma taxa mais alta do que qualquer imposto cobrado por governos.
Isso tudo, entretanto, não foi a única fonte das críticas mais recentes do CEO. Em outra mensagem, Durov também reclamou do “desanimador” processo de revisão da App Store — o qual, segundo ele, tem segurado o lançamento da última atualização do Telegram há duas semanas. A Apple, por sua vez, não teria dado qualquer feedback sobre o estado da revisão durante esse período.
Se o Telegram, um dos dez aplicativos mais populares do mundo, está recebendo esse tratamento, só podemos imaginar as dificuldades enfrentadas pelos desenvolvedores de aplicativos menores. Não é apenas desmoralizante: causa perdas financeiras diretas a centenas de milhares de aplicativos móveis em todo o mundo.
Embora também cite o Google em sua mensagem, Durov claramente foca suas críticas na Apple, a qual já teria, segundo ele, causado danos irreversíveis na indústria de tecnologia com as regras de sua loja. O Telegram, por sua vez, já estaria trabalhando em outras maneiras de evitar as taxas da App Store.
Em junho, vale lembrar, o executivo acusou a Apple de prejudicar versões para navegadores de aplicativos como uma forma de forçá-los a optar pela loja do iOS. Na mesma ocasião, ele também teceu duras críticas ao WebKit — que, na forma do Safari, estaria “matando a web”.
via MacRumors
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.