A exemplo de outras plataformas, o Telegram está ampliando seu negócio de monetização, o qual foi evidenciado principalmente com o lançamento recente da versão Premium do mensageiro.
Mas a plataforma pretende ir além e está testando um recurso que permitirá a usuários pagar para visualizar posts específicos em canais. Como divulgado pelo analista Matt Navarra, tais publicações de teste são censuradas e contam com um botão ao centro, o qual informa o valor a ser pago e leva os usuários a uma tela de pagamento.
Até aí, tudo bem — não fosse o fato de que os usuários não são levados à tradicional tela de checkout da Apple, e sim a uma própria do Telegram. Isso, como sabemos, infringe as regras da App Store para compras realizadas dentro de aplicativos.
Como apontou o 9to5Mac, não é possível saber se a Apple estava ciente de que o Telegram está usando métodos de pagamento alternativos em testes, mas é improvável que a empresa tenha sido informada de tal detalhe, visto que há uma clara violação das suas diretrizes.
O fundador do Telegram, Pavel Durov, vale recordar, vem fazendo duras críticas à Maçã ao longo dos últimos anos, especialmente devido ao fato de a gigante de Cupertino proibir o download de apps em lojas alternativas à App Store.
Resta saber se o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa teria a mesma disposição da Epic Games para “peitar” a rival e ter seu app removido da loja da Apple — o que não seria nada interessante para os usuários do mensageiro, obviamente.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.