O melhor pedaço da Maçã.
Nikkei
Trabalhadores numa fábrica

Produção de iPhones é afetada por lockdown em Zhengzhou [atualizado]

Lockdowns e seus impactos na indústria não são uma novidade. Em julho, mostramos por aqui como um desses fechamentos poderia impactar a produção do iPhone 14 na China. Agora, a cidade de Zhengzhou também se encontra nessa situação e as consequências já estão se mostrando presentes.

Publicidade

De acordo com tweets do analista Ming-Chi Kuo, o plano de diminuir gradualmente a produção dos iPhones em razão da sazonalidade foi adiado após a fábrica entrar em sistema de circuito fechado. Com isso, mais de 10% da capacidade global de iPhones foi afetada.

Apesar disso, Kuo afirmou que as vendas de iPhones não deverão ser afetadas no quarto trimestre de 2022, já que se espera que a capacidade de produção da Foxconn volte ao nível habitual nas próximas semanas. Ele disse, ainda, que os fornecedores chineses devem se acostumar a produzir no sistema de circuito fechado mantendo o mesmo nível de eficiência.

Esse sistema, porém, não é uma situação nada simples. Como mostrou o The Wall Street Journal, ele exige que os trabalhadores não saiam da fábrica nunca. Quando não estão trabalhando, dormem e se alimentam no próprio ambiente de trabalho e em péssimas condições de higiene e conforto.

Publicidade

Para piorar, está acontecendo um surto de COVID-19 na fábrica da Foxconn em Zhengzhou. As informações de contágio e dados mais detalhados não são muito claros — como muitas coisas na China. Desse modo, os funcionários ficam sem estímulo e com apreensão em trabalhar em um ambiente onde podem se contaminar. Isso pode causar uma queda de 30% na produção no próximo mês, de acordo com o AppleInsider.

A cidade de Zhengzhou fica em uma região mais central da China, de modo que muitos funcionários moram longe. Os que não querem ficar no circuito fechado e saem ficam sem ter para onde ir, já que o próprio local está em lockdown em razão de casos de COVID-19, como registrado em vídeos publicados nas redes sociais.

Os trabalhadores fugiram do maior local de montagem da #Apple, escapando do bloqueio Zero #Covid na Foxconn em #Zhengzhou. Depois de fugir, eles estão caminhando para cidades de origem a mais de 100 quilômetros de distância para vencer as medidas contra a Covid projetadas para controlar as pessoas e impedir isso. #China
Algumas imagens incríveis circulando no Weibo agora. Jovens trabalhadores da Foxconn voltando para casa da fábrica em Zhengzhou, onde um surto está causando bloqueios. Alguns apanhados por motoristas de caminhão, andando na parte de trás. Parece uma era diferente.

Kuo também comentou que a Apple teria pedido a fornecedoras para substituir a produção de iPhones 14 e 14 Plus pelos modelos Pro no início de 2023, ecoando algumas análises anteriores.

Publicidade

Seguimos acompanhando!

Atualização, por PRISCILA KLOPPER01/11/2022 às 13:30

Conforme divulgamos, a fábrica da Foxconn em Zhengzhou está enfrentando um surto de COVID-19 e, por conta disso, precisou se render às medidas de circuito fechado, para manter o local em isolamento.

Publicidade

Por medo de atrasos maiores e após algumas pessoas terem fugido das instalações, a Foxconn está quadruplicando o bônus a fim de manter os funcionários na fábrica. Os bônus diários aumentaram de 100 yuans (cerca de R$70,50) por dia para 400 yuans (~R$282), de acordo com a Reuters.

Essa é uma medida intensa, já que os trabalhadores estariam em “condições miseráveis”, conforme uma pessoa relatou. No entanto, o problema é causado por a Foxconn não ter escolha a não ser seguir as diretrizes forçadas pelo governo.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: Mac mini (M1) com até 24% de desconto

Próx. Post

Google corrige nova vulnerabilidade grave do Chrome

Posts Relacionados